Maratona de filmes começa, nesta quinta, dia 6
A partir do dia 6 de outubro a grande festa do Cinema vai começar. O Festival do Rio vai apresentar cerca de 350 filmes de mais de 60 países, exibidos em mais de 40 locais, distribuídos entre cinemas e praças da cidade, promover encontros e negócios do audiovisual e muito mais.
Do dia 6 ao dia 18 de outubro, o público vai poder conferir os filmes mais esperados, descobrir novos diretores, votar no melhor da Première Brasil e participar de workshops, debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.
São 350 filmes, divididos por 18 mostras, entre eles, premiados, raridades, inéditos de diretores consagrados, como A Pele que Habito, de Pedro Almodóvar, Inquietos, de Gus Van Sant, George Harrison, de Martin Scorsese, Dark Horse de Todd Solondz, Separação (filme vencedor do Urso de Berlim 2011), de Asghar Farhadi; 4:44, de Abel Ferrara; We need to talk about Kevin, de Lynne Ramsay, A Árvore do Amor (Under The Hawthorn Tree) de Zhang Yimou, Et Maintenant On Va Ou? (vencedor de Toronto 2011), da libanesa Nadine Labaki entre outros. (outros títulos abaixo).
Este ano o Festival vai dedicar uma mostra à cultura israelense, na Imagens de Israel; outra com documentários que abordam a realidade americana contemporânea, na Made in USA e realiza um tributo aos 50 anos da Semana da Crítica, exibindo clássicos da cinematografia francesa e brasileira, entre eles, Ganga Zumba, de Carlos Diegues, Boy Meets Girl, de Leos Carax, O Porto das Caixas, de Paulo Cesar Saraceni.
O Armazém 6 do Cais do Portoserá a nova sede do Festival, abrigando todo o segmento de negócios do Festival do Rio – o RioMarket, o Cine Encontro, as sessões populares da Premiere Brasil e outras atividades:
Este ano o Festival amplia seu circuito, estendendo seus pontos de exibição em cinemas como o Kinoplex Tijuca, Kinoplex Leblon, Kinoplex Fashion Mall, CCBB, Cinemateca do MAM, Cine SESC Jacarepaguá, Complexo do Alemão e outras salas. O circuito completo será divulgado posteriormente.
Fonte: Imprensa – Festival do Rio