Início Cultura Festival Varilux 2019

Festival Varilux 2019

O festival de cinema francês será realizado em mais de 80 cidades do Brasil, de 6 a 19 de junho

A mostra principal do evento conta com 17 títulos franceses, incluindo o longa Graças a Deus, nova obra de François Ozon que retrata a história real do padre acusado de molestar dezenas de meninos entre os anos 1980 e 1990. A produção foi vencedora do Urso de Prata no Festival de Berlim esse ano — prêmio do júri. O ator Swann Arlaud, vencedor do César (o Oscar francês) de Melhor Interpretação Masculina em 2018, interpreta um dos três personagens principais desse filme e estará presente no Festival.

O evento também conta com uma sessão ao ar livre na Capitania dos Portos, Rio de Janeiro, onde exibe o drama O Chamado do Lobo — para participar, é necessário preencher um formulário no site. Fora os filmes, o festival também realiza, em algumas cidades, debates com participação de integrantes da delegação, ações e sessões educativas e o 3º Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros, sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e diretor geral do FIPA (Festival Internacional de Programação Audiovisual). Além disso, alguns atores, diretores e realizadores virão até o Brasil, como o cineasta Pierre Schoeller (A Revolução em Paris).

Confira aqui a lista completa de longas-metragens em exibição e acesse o site do Festival Varilux de Cinema Francês 2019 para informações sobre a programação.