A Bloomberg, agência de notícias financeiras norte-americana, divulgou, esta semana, que a Fifa teria facilitado a compra da transmissão da Copa do Mundo de 2026 à Fox. A ação teria ocorrido como uma forma de compensar a mudança da data da Copa de 2022, no Catar, que também foi adquirida pela emissora, e que acontecerá entre os meses de novembro e dezembro, em vez de junho e julho, como de costume.
Crédito:Agência Brasil

A alteração da data afeta as emissoras americanas, que precisariam dividir a transmissão do maior evento de futebol do mundo com a temporada da NFL, liga de futebol americano do país que na época da Copa no Catar (novembro e dezembro) é líder de audiência.
Pensando nisso, a Fifa teria negociado “às escondidas” a transmissão da Copa de 2026, que pode acontecer nos Estados Unidos, para compensar a Fox pela possível perda de audiência. A ESPN, que também teria interesse na negociação, nem sequer foi avisada sobre a concorrência.
“Nós não fizemos nada de errado. O acordo é bom para a Fifa, o acordo é bom para a Fox. Esta é a parte mais importante, e nós fizemos tudo dentro dos padrões internacionais”, disse Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade.