Início Plantão Barra Filme sobre sustentabilidade será lançado na Rio+20

Filme sobre sustentabilidade será lançado na Rio+20

O documentário 2012 – Tempo de Mudança, dirigido por João Amorim está sendo lançado em DVD e no I tunes brasileiro durante a Rio + 20. O longa, que traz depoimentos de Sting, David Lynch, Gilberto Gil entre outras celebridades, apresenta uma visão otimista e alternativa as questões da sustentabilidade.

 

 

A edição no formato DVD de 2012 – Tempo de Mudança tem mais de duas horas de extras.

 

O link para o I Tunes é 2012.mobz.me  (no browser fica: http://2012.mobz.me )

 

De 21 a 24 de junho, dentro do evento Festival Circo Digital, que faz parte da Rio + 20, João Amorim promove também a oficina Energia Sustentável, com os convidados Mauro Lerer (Monitor em Aquecimento Solar de Baixo Custo da Sociedade do Sol e Fundador da Solarize) e Teo Cordeiro (Rede Permear, apresentará projeto de construção de forno Solar). Serão analisados os seguintes temas:Quais os problemas com a nossa matriz energética atual (dia 21), Energias renováveis e Baratas (dia 22), Energias renováveis (dia 23) e Sonhando o Futuro (dia 24).

 

João Amorim participa também de diversos debates, onde falará de seu trabalho de Permacultura Urbana e Sistemas Agroflorestais, que desenvolve no Complexo do Alemão. “Grande parte do Alemão não tem acesso a saneamento básico. As ruas não são arborizadas. As oficinas no Complexo foram para capacitar a comunidade para que os moradores se tornem multiplicadores em técnicas relacionadas a criação de uma economia verde”, explica João Amorim.

 

SOBRE O DVD

 

A versão em dvd de 2012 – Tempo de Mudança tem mais de duas horas de extras. São 30 minutos a mais de cada entrevista com David Lynch, Sting, Barbara Max Hubbard, e 10 minutos de conversa com os permacultores André Soares e Lucy Legan, fundadores do Eco – Center IPEC.

 

 

SOBRE O FILMEO documentário independente “2012: Tempo de Mudança”, que conta com site oficial: www.2012tempodemudanca.com.br, estreou ano passado, após ser exibido no último Festival do Rio. O documentário já passou também pelos Estados Unidos, onde permaneceu em cartaz por mais de 10 semanas.

 

O filme conduzido pelo jornalista Daniel Pinchbeck, autor do best-seller “2012: O ano da profecia maia”, busca um novo paradigma, que integra a sabedoria arcaica de culturas tribais com o método científico. Com a combinação de entrevistas e animação, o diretor tenta mostrar como é possível redesenhar a sociedade pós-industrial em princípios ecológicos para fazer um mundo que funciona para todos. Nomes como Sting, Gilberto Gil, David Lynch, Ellen Page, André Soares, Lucy Legan, Paul Stamets, Richard Register, Penny Livingston, Buckminster Fuller, Dennis Mckenna, Terence McKenna e John Todd são alguns dos ativistas que dão seus depoimentos sobre o tema levantado.

 

João Amorim garante que antes de ler o livro de Daniel Pinchbeck se sentia um cético. “De início, eu não queria saber daquela besteira de Nova Era”, garante. Porém, ao ler a obra do jornalista em 2006, ele estava convencido de que as idéias dariam um bom filme. “Eu encontrei-me profundamente identificado com os pontos de vista apresentados”, relembra. 

 

Ao se conhecerem, os dois logo se tornaram amigos e colegas de trabalho. Juntos realizaram o curta-metragem “Rumo a2012”. Em seguida, criaram a produtora Postmodern Times com Nikos Katsaounis, pela qual desenvolveram uma série chamada “Além de 2012”. Este último projeto logo virou a base para o desenvolvimento de “2012: Tempo de Mudança”.

 

Nas mais de 200 horas de material acumulado encontram-se entrevistas coletadas ao passar por algumas conferências das quais Daniel participou (The Los Angeles 2012 Conference, The World Psychedelic Fórum in Basel, Switzerland, The Left Forum in New York City e Greenfest in San Francisco) e visitas a estúdios de yoga, cerimônias shamânicas, centros de design ecológico e outros de pesquisa sobre o fenômeno psíquico.

 

FICHA TÉCNICA

Direção: JOÃO AMORIM

Produtores: JOÃO AMORIM, GIANCARLO CANAVESIO, SOL TRYON      

Produtoras: MANGUSTA PRODUCTIONS, CURIOUS PICTURES E POSTMODERN TIMES

Produção Executiva: DANIEL PINCHBECK

Edição: APRIL MERL

Animações: DUSTIN LINDBLAD

Duração: 85 Min.     

 

Fonte: Primeiro Plano