Após receber mais de 150 reclamações em menos de uma semana sobre o barulho provocado pelos aviões nos bairros de Botafogo e Laranjeiras, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria do Ambiente (SEA), irá intensificar as vistorias no aeroporto Santos Dumont.
A partir desta quarta-feira (10/02), técnicos do Inea ficarão de plantão na torre de controle do aeroporto, registrando os movimentos das aeronaves, uso das rotas de pouso e condições atmosféricas.
O objetivo é exigir o cumprimento do acordo firmado entre Infraero, Anac, Decea, SEA e Inea, em vigor até que os estudos sobre ruídos exigidos pelo Inea e contratados pela Infraero estejam concluídos.
Segundo o acordo, a ANAC deveria remanejar os voos, permitindo que o número de movimentos – pousos e decolagens – fosse de no máximo 23 por hora. O Decea se comprometeu a utilizar a rota 2 de pouso exclusivamente quando as condições atmosféricas afetassem a segurança.
Outro ponto acordado foi o fechamento do aeroporto entre 23h e 6h. O horário limite para chegada e partida das aeronaves ficou fixado em 22h30, com tolerância de atrasos de meia hora. Com relação a esse quesito não há registros de desrespeito.
Fonte: Inea