Início Plantão Mundo Flores tropicais poderão ir para a Itália

Flores tropicais poderão ir para a Itália

A beleza das flores tropicais cultivadas no Rio de Janeiro poderá, em breve, ser admirada pelos italianos. No próximo dia 14, chega ao Rio uma missão de negócios da Itália, interessada em conhecer a floricultura fluminense. O grupo também tem interesse na produção orgânica de flores, que começa a se expandir e tem grande apelo para o mercado europeu.

O objetivo da missão é levar para o velho continente as espécies exóticas da floricultura tropical cultivadas, principalmente, nas regiões Metropolitana, Sul e Centro-Sul. O encontro de negócios acontecerá em Valença, com a presença dos principais produtores do Rio de Janeiro, Resende, Paulo de Frontin, Santo Antônio de Pádua e Trajano de Moraes, que está iniciando a atividade.

Na avaliação da coordenadora do Programa Florescer, da secretaria estadual de Agricultura, Nazaré Dias, a floricultura, que, anteriormente, era tratada como uma atividade emergente, hoje está consolidada no estado. Diante do crescimento, a produção fluminense vem se estruturando para atender os mercados interno e externo.

– A busca pela capacitação da mão-de-obra, cuidados fitossanitários, pós colheita, padronização, sistemas de cultivo, definição das variedades de maior valor comercial e de mercado, são parâmetros que servem de base para orientar o planejamento da produção em diversos municípios – ressaltou.

A missão italiana esteve no início do ano no Brasil, quando teve a oportunidade de conhecer o cultivo das flores. Agora, o grupo retorna com propostas que serão discutidas e avaliadas de forma a viabilizar a exportação da produção.

Fonte: Por Ascom da Secretaria de Agricultura