Início Plantão Brasil FNP é consultada pelo Ministério da Saúde para melhorar o atendimento à...

FNP é consultada pelo Ministério da Saúde para melhorar o atendimento à população

Representantes do Ministério da Saúde consultaram os gestores municipais da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), para formulação de políticas públicas que promovam melhorias na infraestrutura e no provimento de mão de obra à população, nessa terça-feira (2), em Brasília.

 

 

Dentre os planos do governo federal está a autorização do oferecimento de vagas de emprego para médicos estrangeiros atuarem no interior do País. Esta proposta vai ao encontro da reivindicação da FNP, que lançou em janeiro deste ano, a campanha “Cadê o Médico?”.

 

Durante o encontro, os prefeitos tiveram acesso ao um diagnóstico preciso sobre a realidade da médica no Brasil. A carência destes profissionais foi retratada em números. Atualmente o Brasil tem 1,8 médicos por mil habitantes quando a média razoável é de 2,7 médicos por mil habitantes.

 

O desequilíbrio de oferta e demanda de médicos também foi enfatizada. “Temos poucos médicos no Brasil, além disso, a formação destes profissionais acontece em baixa escala no País. A carência destes profissionais é grande e este mercado de trabalho ainda está em expansão com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. No âmbito do SUS, precisaremos de 35 mil médicos até 2015. Ao mesmo tempo, espera-se a formação de apenas 18 mil profissionais”, explicou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales.

 

A vice-presidente da  para Assuntos de Finanças Públicas da FNP e prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), concorda com a iniciativa do governo federal de contratar médicos estrangeiros para suprir as carências na área de saúde dos municípios.  “Somos a favor a esta medida de fortalecimento do sistema de saúde no Brasil. Nós prefeitos sofremos na pele o problema da escassez de médicos e os reflexos disso para o prejuízo da população. Só que vive o desafio diário da administração pública com responsabilidade sabe o que passamos para oferecer serviços de qualidade à população”, disse a Antonieta

 

 

Informações para a imprensa| Rosely Rocha | Ex-Libris Comunicação Integrada