Início Plantão Brasil Força Nacional reforçará, a partir desta quarta (19), policiamento em quatro estados...

Força Nacional reforçará, a partir desta quarta (19), policiamento em quatro estados e no Distrito Federal

O Ministério da Justiça aguarda para esta quarta-feira (19/06) a chegada de tropas da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em quatro estados e no Distrito Federal. O envio dos homens atende aos apelos dos governos do Ceará (CE), da Bahia (BA), de Minas Gerais (MG), do Distrito Federal (DF) e do Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa ocorre no momento em que aumentam as manifestações populares reivindicando o fim do aumento das passagens de ônibus e melhorias nos serviços públicos.

 

 

 

A assessoria do Ministério da Justiça informou à Agência Brasil que os militares atuarão para reforçar a segurança durante os jogos da Copa da Confederação e, também, na Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro, quando o papa Francisco estará no Brasil.

 

Segundo a assessoria, o envio das tropas estava previsto no Planejamento de Segurança de Grandes Eventos, organizado por vários setores do governo. A previsão é que os homens cheguem ao longo do dia nos quatro estados e no Distrito Federal. O deslocamento das tropas, segundo o Ministério da Justiça, é rápido e eficiente.

 

Criada em 2006, a Força Nacional de Segurança Pública está baseada na cidade de Luziânia (GO), região do entorno do Distrito Federal. As tropas são formadas por um programa de cooperação de segurança pública brasileiro, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça (MJ).

 

A força assume o papel de polícia militar em distúrbios sociais ou em situações excepcionais, quando a ordem pública está ameaçada, segundo os ministérios da Defesa e da Justiça. Mas o envio dos homens está condicionado a um pedido formado do governador de cada estado ou do Distrito Federal.

 

Agência Brasil