Início Plantão Brasil Fórum Econômico Mundial coleta dados no Brasil

Fórum Econômico Mundial coleta dados no Brasil

O Fórum Econômico Mundial, em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Fundação Dom Cabral, deu início à pesquisa de opinião de executivos brasileiros que integrará o Relatório de Competitividade Global 2012-2013. O documento anual revela a situação atual e expectativas para a economia e o ambiente de negócios no país e reúne a análise do empresário com relação a doze pilares da economia. Funciona como um retrato explicativo do cenário da competitividade nas nações em todos os estágios de desenvolvimento.

 

 

Entre os aspectos avaliados estão a robustez das instituições, o estágio da infraestrutura, o ambiente macroeconômico, a situação da saúde e da educação primária, educação superior e de treinamento, além de capacidade de manter a eficiência do mercado de bens. Também estão no escopo do projeto entender o desenvolvimento do mercado financeiro, a prontidão tecnológica, o tamanho de mercado, a sofisticação empresarial e a inovação já alcançada.

 

 

Em 2011, 181 questionários foram respondidos por empresários brasileiros. Para este ano, a meta é coletar informações de pelo menos 150 executivos brasileiros. O estudo, desenhado para captar uma ampla gama de fatores que afetam o clima dos negócios na economia, contempla lista com principais pontos fortes e oportunidades de melhoria dos países, tornando possível identificar prioridades para as reformas de políticas públicas.

 

O diretor presidente do MBC, Erik Camarano, ressalta que a participação do empresariado se faz mais importante a cada ano. “Alcançamos o posto de quinta economia do mundo, com a perspectiva de continuarmos avançando frente a outros países. Entender os gargalos do nosso mercado, então, torna-se essencial para continuarmos o ritmo e a ascensão”.

 

 

A edição 2012-2013 será lançada no mês de setembro. Mais informações em www.mbc.org.br

 

 

Ana Paula Bessa | Consultora em Comunicação | Máquina Public Relations