Debater a Parceria Nacional para Inclusão Financeira e a atuação das cooperativas de crédito é o objetivo do 4º Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira. O evento será realizado de 29 a 31 de outubro, em Porto Alegre (RS). O Sebrae é co-organizador do evento, que contará com representantes do governo, do mercado financeiro e de especialistas nacionais e internacionais.
A cerimônia de abertura acontecerá às 14h da segunda-feira (29). A presidente Dilma Rousseff é esperada na ocasião. O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e do Banco Central, Alexandre Tombini, participam do evento, além de ministros de estado e outras autoridades.
Ainda no dia 29, às 17h30, haverá o painel Panorama da Inclusão Financeira no Brasil. O tema será abordado pelo diretor de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, Luiz Awazu Pereira e pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “É mais fácil ter acesso a serviços financeiros adequados e crédito de qualidade quando o pequeno negócio é bem gerenciado e apresenta informações confiáveis às instituições financeiras”, destaca Carlos Alberto dos Santos.
Na terça-feira (30), às 14h30, o Sebrae volta a participar de um painel, desta vez sobre o tema Microcrédito: arcabouço regulamentar e atuação do mercado. O gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros da instituição, Paulo Alvim, discutirá a questão com representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Central, do Banco do Nordeste e do Santander. Paulo Alvim também participará do encerramento do Fórum, na quarta-feira (31), às 12h30.
Durante os três dias do Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira entrarão em debate temas como o Ano Internacional das Cooperativas, comemorado em 2012; Sistema de proteção e fortalecimento do cooperativismo de crédito; educação financeira; diversificação e melhoria dos serviços financeiros; estudos e pesquisas sobre a demanda por inclusão financeira.
Agência Sebrae