Início Cultura Fotógrafo brasileiro ganha prêmio de melhor foto do Rally Dakar pela segunda...

Fotógrafo brasileiro ganha prêmio de melhor foto do Rally Dakar pela segunda vez

Marcelo Machado foi premiado por uma feita com uma Canon EOS R5

Pela segunda vez, o fotógrafo brasileiro Marcelo Machado de Melo foi o vencedor do prêmio Émilie Poucan, concurso realizado pela  organização do Rally Dakar. Marcelo registrou a foto de uma moto em velocidade com uma gigantesca duna, com uma nuvem de areia atrás. Para completar, ao fundo, um céu em degradê com 3 tons. A primeira vez que Marcelo foi premiado foi em 2019 no Peru.

Marcelo conta com suporte do Canon Professional Services, programa de suporte a fotógrafos profissionais, com benefícios exclusivos, como empréstimo avaliativo de equipamentos, desconto em produtos e serviços Canon, suporte em grandes eventos, entre outros.

O fotógrafo usou uma Canon EOS R5 com adaptador de lente Drop-In Filter Circular Polarizer e uma Canon EF 70-200mm f/2.8 IS III (backup da CPS enquanto sua lente está em reparo com a Canon).

Ele explica como foi o processo para conseguir a foto vencedora. “Acredito que foi resultado da consistência de um trabalho com muita dedicação e investimento, que tem trazido retorno de diversas formas. Esta foi a primeira foto que fiz no dia, primeira sequência de clicks. Chegamos em cima da hora no ponto de foto, perdi a primeira moto que passou longe de onde estávamos, montei correndo o equipamento, aí vi a silhueta e o leque de areia da primeira moto e achei que ali seria um bom ponto de foto”, explica Marcelo.

“A luz estava linda, mistura de cores que durou só nos dois primeiros competidores. Usei os 2 minutos de intervalo entre as motos para me aproximar mais da duna e ainda sim estava longe. Quando escutei o barulho da moto chegando, enquadrei a duna deixando boa parte do céu, e a duna escura com uma leve entrada de luz no final. Quando fiz a foto olhei na câmera e vi que tinha uma boa foto”, termina ele.

O fotógrafo ainda conta que a confiança no equipamento faz toda a diferença. “Sinto que depois da Copa do Mundo no Qatar onde usei exaustivamente a Canon R5, dominei muito mais os recursos dela, e o arquivo que ela entrega é absurdamente lindo. Latitude, cores, nitidez das lentes, sistema de foco da linha R é algo que segue me impressionando”, conta.

Falando em Copa do Mundo, Marcelo conta que o mundial no Qatar foi especial por vários motivos. Lá ele também utilizou equipamentos Canon emprestados do CPS que estava no evento auxiliando os profissionais.

“O evento no Qatar foi mágico. Não podia ter sido melhor. Acompanhei muito jogos, mais de um no mesmo dia. Fiquei feliz de ter feito algumas fotos relevantes para a história do mundial”, fala o fotógrafo.

Lá ele também utilizou o suporte do CPS. “Me emprestaram uma Canon EOS R5 e um adaptador para lente EF, e em alguns jogos eu pegava lentes específicas, por exemplo a RF 800mm f/5.6 e a RF 600mm f/4, fora o serviço de reparo e limpeza. Deram uma bela arrumada na minha 24-70mm f/2.8 que com o uso intenso estava precisando de uns ajustes, e o melhor, nem pedi por isso, foi aquela surpresa boa, a boa vontade deles de dar o melhor suporte”, finaliza.

“É sempre muito bom contribuir com profissionais como Marcelo Machado que eleva o nível da fotografia com seu trabalho sempre muito profissional e qualificado. Nossa missão é dar as ferramentas para que ele possa exercer todo seu dom. O resultado é evidente nas imagens que reproduz”, explica Marco Guimarães, responsável pelo CPS no Brasil.