Repórter fotográfico do Grupo Estado, Wilton Junior, de 38 anos, foi o grande vencedor da categoria “Fotografia” do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha, informou a agência Efe na manhã desta quinta, 24. A imagem vencedora foi publicada na edição do Estadão de 24 de junho de 2012 e registra a manifestação de indígenas no Rio de Janeiro durante a realização da ‘Rio + 20’.
À Efe, o fotógrafo brasileiro comentou sobre o material vencedor da edição deste ano. Para ele, a imagem, que ilustrou a matéria intitulada “Índios adotaram estratégias diferentes”, representa a válida manifestação de um grupo que busca o que lhe é de direito. “O poder da foto premiada é que mostra um grito de liberdade; mostra um povo realmente lutando por seus direitos”.
Com o prêmio de agora, Wilton Junior conquistou a dobradinha na premiação internacional. Em 2012, ele foi eleito o autor do melhor trabalho na mesma categoria em que venceu em 2013, “Fotografia”. Foto também publicada pelo Estadão, veículo em que trabalha desde 2001, dava a sensação de que a presidente Dilma Rousseff tinha sido perfurada por uma espada ao participar de cerimônia militar em Resende (RJ). O material também venceu o Esso de Jornalismo do ano passado.