Início Plantão Rio Frente em defesa da cultura quer mais verbas

Frente em defesa da cultura quer mais verbas

A Frente Parlamentar para a Reforma da Cultura da Assembleia Legislativa do Rio quer o aumento da verba do estado destinada à cultura. Foi o que o presidente da Comissão de Cultura da Alerj, deputado Alessandro Molon (PT), afirmou durante na primeira reunião da frente, nesta terça-feira (13/10), no Plenário do Palácio Tiradentes. Molon é o autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 43/09, que pede a destinação anual de pelo menos 1,5% das receitas originárias de impostos ao financiamento da política estadual de apoio à cultura. “A cultura deve ser priorizada pelo estado, e o aumento do orçamento é uma das saídas para a crise da atividade, que tem o importante papel de transformador social, principalmente quando ajuda a superar a exclusão”, defendeu o parlamentar.
 
Para o deputado Sabino (PSC), que também é membro da frente, é impossível o setor da cultura avançar sem recursos públicos justos. “As autoridades, principalmente no interior do estado, não destinam um orçamento específico para a cultura, só fazem as renúncias fiscais, e as grandes empresas também não fornecem apoio à atividade”, acusou o deputado, acrescentando que, enquanto esses entraves não forem revolvidos, não haverá a democratização da cultura. Segundo a deputada Inês Pandeló (PT), a cultura é um instrumento de libertação do povo. “Uma sociedade sem cultura se torna escravizada, fácil de ser manipulada. E, para que os projetos possam acontecer, é básico que se tenham emendas no orçamento”, reforçou a petista.
 
A cantora Sandra de Sá, que compôs a mesa de honra da frente parlamentar, mostrou-se emocionada em fazer parte do colegiado. “Este é um momento histórico, com tantos artistas presentes na Assembleia Legislativa. Nós estamos aqui porque sabemos o que queremos e o que estamos reclamando. A cultura é a vida e a história de um povo. Devemos nos queixar menos e fazer mais por ela”, exaltou a cantora. O rapper MV Bill elogiou a forma com que a organização da Casa conseguiu agregar diferentes movimentos culturais. “Isto ajuda a promover, de forma coletiva, a transformação social. A pessoa que faz cultura não pode ser marginalizada, ao contrário, ela deve ter mais suporte do estado. Esta frente é, definitivamente, mais um importante passo da longa caminhada a favor da cultura”, afirmou Bill.
 
O produtor cultural Junior Perim quer um maior compromisso ideológico e político da Casa com a reforma cultural. “Com o engajamento forte da frente, vamos conseguir o desenvolvimento das diversas formas de organização cultural. A mistura dos parlamentares com a sociedade mostra que temos realmente o poder de participação nas decisões”, explicou Perim. Também participaram da reunião os deputados Wilson Cabral (PSB), Alice Tamborindeguy (PSDB) e Rodrigo Neves (PT), o representante do Ministério da Cultura, Adair Rocha, o cineasta Marcus Faustini, o ator João Carlos Artigos, o vereador Reimont (PT) e representantes de vários movimentos culturais.

 

 

Fonte: Alerj