Início Plantão Brasil Funai e Incra retiram de terra indígena no Paraná famílias de não...

Funai e Incra retiram de terra indígena no Paraná famílias de não índios

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) iniciaram  a retirada de 11 famílias de não índios da Terra Indígena Boa Vista, no município de Laranjeiras do Sul, região centro-sul do Paraná. Elas serão realocadas em dois assentamentos localizados em Londrina, norte do estado.

 

A Funai indenizará as famílias retiradas pelas benfeitorias deixadas em cada lote. Já o Incra, além de providenciar a mudança, vai arcar com os novos lotes e liberar linhas de financiamento aos reassentados.

 

O superintendente regional do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, disse à Agência Brasil que a operação irá colaborar para diminuir a tensão entre índios e não índios na região. “Vamos procurar mais terras para assentar mais 80 famílias de pequenos produtores rurais que ainda permanecem no local”, declarou.

 

Mais de 150 pequenos, médios e grandes produtores rurais ocupam áreas dentro do território indígena, da etnia Kaingang. A terra indígena tem ao todo uma área superior a 7 mil hectares. A área que está sendo desocupada mede 120 hectares.

 

Fonte: Agência Brasil