Início Destaque Funeral de Bento XVI: Multidão participa do velório do Papa Emérito na...

Funeral de Bento XVI: Multidão participa do velório do Papa Emérito na Basílica de São Pedro

Bento XVI morreu no sábado, dia (31/12/2022), aos 95 anos, isolado em um mosteiro do Vaticano, onde vivia desde sua renúncia em 2013.

Nos últimos dias, o Vaticano já havia informado que o pontífice emérito estava com a saúde frágil, por causa da idade avançada. O velório de Bento XVI começou nesta segunda-feira, dia (2/01), na basílica do Vaticano.

Um fluxo constante de dezenas de milhares de pessoas lota a Basílica de São Pedro no Vaticano no primeiro dia de homenagens ao papa emérito Bento XVI .

A segurança foi reforçada, com os visitantes passando por vários postos de controle antes de entrar na basílica. Muitos pararam para rezar depois de ver o corpo ou ficaram para assistir à missa nas capelas laterais.

A polícia do Vaticano disse que, nas primeiras cinco horas, 40 mil pessoas passaram pelo local.

O corpo de Bento XVI, com vestes litúrgicas vermelhas e douradas, foi levado em procissão pouco antes do amanhecer pelos Jardins do Vaticano, do mosteiro para um local em frente ao altar principal da maior Igreja da Cristandade.

Antes de a Igreja ser aberta ao público, o presidente italiano, Sergio Mattarella, e a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, foram os primeiros visitantes a prestar suas homenagens.

O corpo de Bento ficará no local até quarta-feira, dia (4/01) à noite. Seu funeral será realizado na quinta-feira, dia (5/01), na Praça de São Pedro, e será presidido pelo papa Francisco. O Vaticano disse que será uma cerimônia simples, solene e sóbria, de acordo com os desejos de Bento XVI.

O Vaticano tem rituais minuciosamente elaborados para o que acontece depois que um papa morre, mas nenhum para um papa emérito. Então, o que acontecer nos próximos dias pode se tornar modelo para futuros ex-papas.