Início Plantão Barra Galeria Dom Quixote apresenta “Vitória Frate” em 14 capítulos na Barra

Galeria Dom Quixote apresenta “Vitória Frate” em 14 capítulos na Barra

174618_img2078

De 10 a 20 de novembro, o Centro de Exposições da Galeria Dom Quixote, localizado no CasaShopping (Barra da Tijuca), apresenta a mostra de artes plásticas “VITORIA FRATE em 14 capítulos”. Uma das grandes expoentes da nova geração de artistas plásticos brasileiros, Vitória Frate terá 14 obras inéditas expostas.

 

 

 

247297-jpg-cx_160_213_x-b_1_d6d6d6-f_jpg-q_x-xxyxx

Essa é a primeira exposição da artista, que apresentará o trabalho da série “Novas Multidões” em um contexto de arte contemporânea. A mostra explora a vida nas grandes metrópoles brasileiras, suas cores, ritmos e tensões em uma fusão de formas geométricas e cores contrastantes. Entre as obras, destaque para a tela Cidades Múltiplas. “Nesse trabalho explorei a temática das multidões e dos novos fenômenos ocasionados por essas aglomerações sociais no mundo de hoje”, comenta Vitória. A artista trabalhou com o processo de construção pela desorganização até o alcance de um equilíbrio e trabalhou com o contraste, formas geométricas e a solidez do preto.

 

 

O trabalho apresentado dialoga entre imagens, signos e significados em uma pesquisa sobre identidade. Ela utiliza como ferramenta a exploração das barreiras e interseções entre pintura, verbo e ilustração, resultando em uma obra que é, ao mesmo tempo, delicada e pungente. “A oposição entre ordem e caos forma a base do meu processo criativo. Começo com um tema que não necessariamente se mantém até a obra ficar pronta. Sei que um quadro está pronto quando atinge três marcas: equilíbrio, beleza e discurso”, afirma Vitória.

 

 

Vitória Frate nasceu no Rio de Janeiro, mas passou boa parte da vida morando em outras cidades, como São Paulo, Londres e Auckland. Estudou fotografia expressiva na AUT, na Nova Zelândia; Comunicação Social, na PUC-Rio; e Artes Cênicas, na UniverCidade. Depois de anos dedicada à carreira de atriz, com trabalhos em cinema, teatro e televisão, ela optou por mudar de rumo e retomar a paixão que tinha pela expressão através da imagem. Em 2015, em uma viagem por Berlim, optou por começar a desenhar os primeiros rabiscos e não parou mais.

 

 

Galeria Dom Quixote
CasaShopping – Ayrton Senna, 2150 – Bloco H – Lojas A e Q
Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ Tel.:(21) 2108-6480 / 2108-6481
Data: 10 de novembro a 20 de novembro
Horário: 10 às 22 h (segunda à sábado), domingos e feriados (15 às 21 h)