O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) proporá na próxima semana a criação de uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados para o acompanhamento da dotação e execução orçamentária das verbas públicas destinadas às Olimpíadas. Além disso, estimulará a organização de um Comitê Popular com o mesmo objetivo de controlar e acompanhar os investimentos. “Temos que assegurar a correta aplicação de cada centavo, seja no transporte público, segurança, educação ou na massificação do esporte.”, afirmou.
“Além da justa comemoração por termos ganho as Olimpíadas, o essencial agora é a fiscalização. Os Jogos, para nós, começam desde já, com investimentos em transporte, educação e saúde. As Olimpíadas têm que continuar mesmo depois de 2016, com um legado social efetivo para a cidade, que o Pan não deixou, embora tenha prometido”.
O Comitê Popular será formado pelo o que batizou de “atletas da cidadania olímpica”, representantes de organizações-não-governamentais, movimentos da cidadania e mandatos parlamentares. A ideia é que haja um modelo de gestão com planejamento de médio prazo, que dê transparência e controle social dos investimentos. “Não podemos deixar acontecer absurdos como o que está andamento no Parque Aquático Julio Delamare, um perfeito e trágico exemplo da falta de planejamento do Estado. Foi reformado em 2007 para os jogos Panamericanos e agora vai ser demolido para virar estacionamento, em função da Copa do Mundo de Futebol de 2014”, afirma. Uma manifestação contra a demolição do parque vai ocorrer amanhã, às 10h, na Praça Saens Peña, na Tijuca.
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados, segundo Chico, deverá se articular com as instâncias fiscalizadoras da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com a Câmara dos Vereadores do Rio em ações tripartite, além de contar com o apoio de técnicos dos Tribunais de Conta do Estado e do Município.
A defesa pelo controle e transparência orçamentários na realização dos Jogos Olímpicos foi abordada por Chico durante uma manifestação em homenagem ao aniversário de Mahatma Gandhi, que completaria 140 anos hoje. O encontro aconteceu Praça Mahatma Gandhi, no Centro do Rio, e contou com a participação dos representantes cariocas da “Marcha mundial pela paz e pela não-violência”.
Chico Alencar apoiou a “Marcha mundial pela paz e não-violência”, uma iniciativa da organização internacional “Um Mundo Sem Guerras”, que começa nesta sexta-feira, dia 2, com cerca de cem pessoas de nacionalidades distintas que saíram da Nova Zelândia e percorrerão 104 países até a chegarem à Argentina em janeiro de 2010. O grupo deve passar pelo Rio de Janeiro entre 18 e 20 de dezembro deste ano, segundo Marco Pantoja, integrante do comitê organizador do evento.
Fonte: IAA Comunicação e Eventos