Início Plantão Brasil Genoíno volta a passar mal e é transferido para o Incor

Genoíno volta a passar mal e é transferido para o Incor

Genoíno

O deputado federal e ex-presidente do PT, José Genoíno, deixou o presídio da Papuda, no Distrito Federal, e foi transferido para o Instituto do Coração (Incor) de Brasília, na tarde desta quinta-feira, 21. O parlamentar, que sofre de problemas cardíacos, foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão, no processo do mensalão, e cumpre pena no presídio do DF desde sábado, 16. Segundo advogado, ouvido pelo Valor, a transferência ocorreu por uma suspeita de infarte.

 

 

Genoino já havia passado mal durante o voo que o levou de São Paulo para Brasília, na tarde de sábado. Após relatos de colegas presos com ele, de que o parlamentar teria passado mal na prisão, no domingo, 17, ele foi examinado.

 

 

O deputado, que está licenciado da Câmara, é cardíaco e passou por uma cirurgia em 24 de julho na aorta. Na terça, 19, Genoino passou por uma avaliação no Instituto Médico Legal (IML), a pedido do Ministério Público. A junta médica que o avaliou concluiu que ele tem “doença grave, crônica e agudizada, que necessita de cuidados específicos, como dieta hipossódica ? com redução de sal ?, medicamentosos e gerais”.

 

 

Desde o fim de semana, a defesa do deputado tenta mudar o regime da sua pena para o domiciliar, justamente por seu estado de saúde delicado. O relator do processo do mensalão e presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, deve arbitrar sobre esse pedido ainda esta semana.