A Guarda Municipal do Rio de Janeiro realizou nesta quarta-feira, dia 23/12, duas operações na Taquara, Zona Oeste do Rio. Além das mercadorias, os guardas da 7ª Inspetoria (Praça Seca) também prenderam Fernando Eduges de Miranda, 26 anos, por violação de direitos autorais (Art. 184 do Código Penal). Com ele foram apreendidos 151 DVDs piratas. A operação contou com o apoio da 4ª Inspetoria (Barra da Tijuca).
A primeira operação para coibir o comércio ilegal começou por volta das 10h, com os guardas da 7ª Inspetoria. A equipe seguia pela Rua Nelson Cardoso, quando percebeu a presença de ambulantes vendendo bolsas artesanais ilegalmente. Imediatamente, os guardas armaram um cerco no local e apreenderam a mercadoria. Ao todo, foram apreendidas 57 bolsas femininas artesanais. Em meio à operação, alguns camelôs lançaram caixas de madeira contra os guardas e fugiram em seguida. O guarda Walcir Alves Teixeira, de 44 anos, foi atingido no braço esquerdo e ficou levemente ferido.
À tarde, em outro ponto da Taquara, a mesma equipe com apoio dos guardas da 4ª Inspetoria (Barra da Tijuca), apreendeu 192 embalagens para presente, 86 garrafas de água mineral, 71 cartões de Natal, 32 garrafas de refrigerante, 25 carteiras masculinas, 24 porta-celulares e 23 cintos masculino na Estrada do Tindiba, esquina com a Rua Ariapó, na Taquara.
Em outro ponto na mesma via, os guardas apreenderam 151 DVDs que eram vendidos por Fernando Eduges, 26 anos. O camelô foi preso e o caso foi registrado como violação de direitos autorais, na 32ªDP (Taquara). Todo o material apreendido foi encaminhado ao depósito da Prefeitura.
Fonte: Prefeitura do Rio