Início Plantão Rio Google comemora o 126º aniversário de Erwin Schrödinger

Google comemora o 126º aniversário de Erwin Schrödinger

O doodle desta segunda-feira comemora o 126º aniversário de Erwin Schrödinger. Ele foi um importante físico austríaco, nascido em 12 de agosto de 1887, com contribuições notáveis para a mecânica quântica. A equação de Schrödinger rendeu ao cientista o Prêmio Nobel de Física em 1933. Além disso, o experimento mental conhecido como o Gato de Schrödinger participou de diversas edições da Conferência de Solvay, encontro de cientistas celebrado desde 1911.

 

 

O Gato de Schrödinger, frequentemente descrito como um paradoxo, é uma aplicação da física quântica a objetos do dia-a-dia, no exemplo de um gato, que para estar vivo ou morto, depende de um evento anterior aleatório. Erwin criou a ideia de entrelaçamento, um fenômeno da mecânica quântica que permite que dois ou mais objetos estejam de alguma forma tão ligados que só podem ser descritos com menções à sua contra-parte.

 

 

A experiência mental com o gato consiste em deixar o animal junto com um frasco de veneno lacrado, em uma caixa protegida contra as induções do ambiente. Se uma radiação for detectada, então o frasco é quebrado, liberando o veneno que mata o gato. A física quântica sugere que depois de um tempo o gato está simultaneamente vivo e morto. Mas, ao olhar para dentro da caixa, apenas se vê se o gato está vivo ou morto, e não uma mistura de vivo e morto.

 

 

Erwin Schrödinger morreu aos 73 anos em 4 de janeiro de 1961.

 

Agência Brasil