Início Plantão Rio Governador inaugura serviço móvel de tomografia

Governador inaugura serviço móvel de tomografia

Novidade para a saúde do Rio de Janeiro: os moradores de todas as regiões do estado contam agora com o serviço móvel de tomografia computadorizada. Instalado numa carreta especial, inaugurada hoje pelo governador Sérgio Cabral e pelo Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, o equipamento tem capacidade para realizar até 1,5 mil exames por mês.
 
 
A iniciativa visa atender as cidades em que não há este tipo de exame na rede pública de saúde ou onde o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda. A partir da próxima segunda-feira (10/8), o tomógrafo móvel estará no quartel do Corpo de Bombeiros de Resende, onde deve permanecer por 15 dias. Os exames serão realizados de segunda a sábado, das 7h30m às 18h, com estimativa de 280 atendimentos na cidade.
 
 
– Estamos marcando mais um gol para o estado. A próxima etapa da Saúde será a inauguração, em dezembro, de um serviço móvel de ressonância magnética. Trabalhamos, também, para adquirir outro equipamento de tomografia, que dividirá os atendimentos do estado – adiantou o governador Sérgio Cabral.
 
 
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil investiu cerca de R$3 milhões no novo serviço, que será oferecido ao usuário do SUS gratuitamente. A tomografia computadorizada é um método de diagnóstico baseado na emissão de raios X. O serviço funciona com gerador ou eletricidade externa, tem gerador próprio, capacidade para operar de oito a nove horas por dia, dois aparelhos de ar condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e ainda conta com vestiário para o paciente.
O tomógrafo será operado por médicos radiologistas, com especialização na área. O resultado do exame ficará com a prefeitura, que será responsável por entregá-lo ao paciente, para ser encaminhado ao médico solicitante.
 
 
– Este serviço vai reduzir o tempo de espera que muitos pacientes do interior fluminense enfrentam para a realização de exames. Não só evitaremos o deslocamento do paciente, como vamos promover maior qualidade ao atendimento, com maior conforto para o usuário – festejou o secretário Sérgio Côrtes.

Fonte: Governo do Rio