O governador Sérgio Cabral inaugurou ontem à noite no município de Queimados, na Baixada Fluminense, mais uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas. Com esta são 24 UPAs inauguradas e a quinta da Baixada, com capacidade de atendimento de 550 pacientes por dia. A UPA de Queimados é a segunda unidade implantada e custeada por meio da nova política nacional de UPAs com investimentos da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil e o Ministério da Saúde. O investimento total na obra foi de R$ 3,5 milhões.
O governador afirmou que a unidade era um antigo anseio da população e que ela ajuda a desafogar as emergências dos hospitais. Cabral anunciou, ainda, que, a partir de 1º de fevereiro, Baixada e Região Metropolitana ganharão o bilhete único, com integração de dois meios de transporte e direito a duas horas de uso.
– Sempre sonhei com esse tipo de serviço. A UPA de Queimados vai atender também a população de Japeri, principalmente do distrito de Engenheiro Pedreira, além da população da Austin. Em 2010 teremos 40 UPAS – prometeu o governador.
O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, lembrou que 99% dos problemas que chegam às UPAs são resolvidos lá mesmo.
– Aqui, a população poderá receber remédios de graça. Já distribuímos 23 milhões de remédios nas UPAs. Essas unidades são a realização de um sonho – afirmou.
Equipadas para atender casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade, as UPAs funcionam dia e noite, inclusive nos fins de semana. Lá, os pacientes fazem consultas e exames e recebem medicamentos. Assim como as demais, a de Queimados tem consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratórios para realização de exames e salas de raio-X, sutura, medicação e nebulização. A unidade também oferece uma área de isolamento com duas salas especiais para prestar os primeiros cuidados aos pacientes com doenças infecto-contagiosas, como tuberculose e meningite.
Também participaram da cerimônia de inauguração o presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani, os secretários Regis Fitchner (Casa Civil), Wilson Carlos (Governo) e o prefeito de Queimados, Max Lemos, entre outras autoridades.
Fonte: Governo do Rio