Início Plantão Barra Governador inicia obras da Bacia da Via Parque

Governador inicia obras da Bacia da Via Parque

O governador Sérgio Cabral deu início às obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Entorno da Avenida Parque, na tarde desta sexta-feira, 14/5, na Barra da Tijuca, acompanhado dos empresários Carlos Fernando de Carvalho (Carvalho Hosken) e Rogério Jonas Zylbersztajn (RJZ Cyrela), do ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e do presidente da Cedae, Wagner Victer. Estão previstos investimentos de cerca de R$ 10 milhões de reais. O sistema de esgotamento sanitário será conectado ao Emissário Submarino da Barra da Tijuca.

“A obra é de grande importância, tanto pela possibilidade de trazer os empresários para participar da solução de problemas históricos da região, quanto pelo crescimento com infraestrutura. Esse tipo de parceria é fundamental para o setor de saneamento”, comenta o governador Sergio Cabral.

Conforme Carvalho, presidente da Carvalho Hosken, a parceria com o poder público é importante e, no caso da Barra, encontra grande receptividade para atuação. “Conseguimos algo que parecia impossível. O destino dessas lagoas seria a oxidação, mas a curto prazo iremos reverter essa situação e ter na Barra um esgoto civilizado, como deve ser”, afirma.

Segundo Zylbersztajn, vice-presidente da Construtora RJZ Cyrela, a ação deveria servir de exemplo para outros empresários trabalharem em prol da população. “É um prazer poder atuar com o poder público, sobretudo quando as esferas federal, estadual e municipal se comunicam. E o mais importante é que isso está começando antes de qualquer problema acontecer”, frisa.

De acordo com Victer, presidente da Cedae, Península, Gleba F e O2 são regiões que, juntas, se equiparam ao Leblon. A obra evitará que sejam despejados 400 litros de esgoto por segundo no complexo lagunar. “Nós sempre procuramos resolver os problemas do passado. Dessa vez, de forma inovadora, estamos antecipando uma questão futura”, revela.

O ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, lembra que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada é o caminho para a solução dos muitos problemas relacionados à questão ambiental. “É um convênio correto, necessário e que melhora a qualidade de vida das pessoas”, argumenta. A operação do sistema trará ainda a recuperação da baixada da Barra e Jacarepaguá.

Fonte: Margareth Santos