Início Plantão Brasil Governador recebe lideranças da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu

Governador recebe lideranças da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu

O governador Sérgio Cabral se reuniu nesta sexta-feira (28/6) com 12 representantes de lideranças da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, comunidades da Zona Sul do Rio, para discutir questões de interesse dos moradores.

 

Durante o encontro, realizado no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, anunciou a inclusão do bairro Laboriaux, na Rocinha, na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, que vai investir R$ 1,6 bilhão na região. De acordo com o vice-governador, as intervenções em saneamento básico serão prioridades do PAC 2.

 

– O único investimento que não estava previsto no PAC 2 era o Laboriaux, que estava com a prefeitura. Hoje, o governador, em conversa com o prefeito Eduardo Paes, assumiu também essa localidade. Estudamos ainda as demandas do Vidigal e da Chácara do Céu para realizar obras em parceria com a prefeitura. A questão do saneamento básico, já prevista no programa, será uma das primeiras intervenções e nossa meta é atingir 100% da comunidade. Essa contribuição dos moradores foi maravilhosa e muito bem-vinda. Temos um ótimo relacionamento com a comunidade da Rocinha, que será transformada em bairro modelo. Essa discussão vai se ampliar com a participação dessas e de outras lideranças no processo – disse Pezão.

 

Universitário e representante da comissão recebida pelo governador, Denis Neves, de 27 anos, aprovou o diálogo de mais de duas horas com as autoridades.

 

– O encontro foi muito proveitoso e me surpreendeu como pessoa e cidadão. O governador atendeu prontamente o que pedimos, e o que não cabe ao Governo do Estado foi viabilizado por ele por meio do contato com a prefeitura e outros secretários. Não defendemos política partidária, estamos aqui como representantes da comunidade. O PAC 1 chegou à Rocinha, mas estamos aqui para pautar nossas necessidades como saneamento, transporte e educação – afirmou o estudante.

 

O presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio), Ícaro Moreno, o secretário de Obras, Hudson Braga, e o secretário de Governo, Wilson Carlos, reiteraram o compromisso de complementação do PAC 1 na comunidade, que prevê a finalização de um plano inclinado e de uma creche, a construção do mercado popular e a reurbanização do Caminho dos Boiadeiros, além de implantação de redes de abastecimento de água e esgoto, iluminação e urbanização.

 

PAC 1 na Rocinha

Por meio do PAC 1, o Governo do Estado, em parceria com o governo federal, já investiu R$ 272 milhões na Rocinha. Foram realizadas as seguintes obras: construção de complexo esportivo, que ocupa área de aproximadamente 15 mil metros quadrados, localizada na Auto-estrada Lagoa-Barra; passarela, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, construída sobre a Auto-estrada Lagoa-Barra, ligando o complexo esportivo à comunidade; construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas; 144 unidades habitacionais; urbanização da Rua do Valão, com melhorias nas fachadas de 60 unidades habitacionais; urbanização e alargamento da Rua 4, antes uma viela de 60 centímetros e hoje uma rua de até 12 metros de largura; e construção de uma Biblioteca Parque.

 

Governo do Rio