O Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), José Maurício Nolasco, entregou nesta quinta-feira ao governador Sergio Cabral, no Palácio Laranjeiras, um cheque de R$ 20 milhões. O valor é decorrente dos recursos financeiros advindos da economia obtida pelo Tribunal por meio dos programas de austeridade financeira implementados pela atual gestão.
O governador e o presidente do TCE-RJ concordaram que o dinheiro será encaminhado à Secretaria de Estado de Segurança para ser utilizado no combate à criminalidade. Como exemplo, os recursos poderão ser utilizados na criação de novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Participaram da reunião integrantes da cúpula da Secretaria de Segurança, entre eles o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, e o chefe de Polícia Civil, Delegado Alan Turnowski.
O presidente Nolasco destacou que a Segurança é uma questão que preocupa a todos.
– O Tribunal quer fazer sua parte para contribuir com o combate à violência e à criminalidade – afirmou.
Ainda segundo o presidente do TCE-RJ, o governador recebeu com satisfação a doação e garantiu que os recursos são bem-vindos. No ano passado, o Tribunal já havia doado R$ 12 milhões ao Governo do Estado como auxílio de emergência às vítimas das cheias em municípios fluminenses.
Desde 2007, a atual gestão do TCE implantou medidas que possibilitaram a economia dos recursos.
Entre elas, a implementação de pregões eletrônicos, programas de economia de combustível e papel, entre outros insumos. Outro fator importante foi a criação, pela Presidência do Tribunal, da Agenda Ambiental, que investiu na conscientização dos servidores do órgão sobre a necessidade de reduzir o consumo de material descartável.
Fonte: TCE