O governador Sérgio Cabral é o orador principal do seminário “Oportunidades de negócios no Rio de Janeiro”, que acontece esta manhã, na US Chamber of Commerce, a Câmara de Comércio americana, em Washington D.C.
A empresários norte-americanos, o governador explica que o estado do Rio de Janeiro é parte dos índices positivos da economia brasileira, conquistou uma redução significativa nos índices de criminalidade e está comprometido com o sucesso da política de segurança pública, representado pela "grande visibilidade nacional e internacional das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs)". Destaca ainda as oportunidades de investimentos em infraestrutura, transportes e saúde por conta da organização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
– Meu objetivo aqui, hoje, é ajudar a intensificar ainda mais o tradicional relacionamento de negócios entre os Estados Unidos e o Rio de Janeiro – afirmou o governador.
Em seu discurso, Sérgio Cabral lembra também a recente pesquisa da Universidade de Maryland, encomendada pela BBC e realizada em mais de 27 países, na qual ficou comprovada a percepção do crescimento da influência do Brasil no mundo.
– O país foi o que mais cresceu em popularidade global – orgulha-se.
Centro de Trauma
Na quarta-feira (30/03), o governador conseguiu a liberação de R$ 1 bilhão com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investir em estradas e na recuperação da Região Serrana. Cabral também anunciou que vai implantar no Rio um modelo de assistência a pacientes politraumatizados similar ao do Centro de Trauma de Baltimore – referência nos Estados Unidos e que atende, inclusive, o presidente Barack Obama.
O primeiro Centro de Trauma do estado será inaugurado em junho em São Gonçalo. Para isso, assinou na tarde desta quarta-feira (30/03), em Baltimore (EUA), um convênio de consultoria técnica entre a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil e o Centro de Trauma de Baltimore, unidade da Universidade de Maryland. Na mesma ocasião, o governador assinou com o governador de Maryland, Martin O`Malley, dois memorandos de entendimento para parcerias em Educação e Esportes.
Missão para atrair investimentos ao estado
A missão governamental e empresarial aos EUA começou nesta quarta-feira (30/03) e vai até 6 de abril, com o objetivo de atrair investimentos e recursos para o estado do Rio de Janeiro e promover o intercâmbio de experiências nas áreas de Saúde, Educação e Esportes.
Fonte: Governo do Rio