Início Plantão Rio Governador Sérgio Cabral recebe vice-primeiro ministro do Reino Unido

Governador Sérgio Cabral recebe vice-primeiro ministro do Reino Unido

O governador Sérgio Cabral recebeu, nesta sexta-feira (22), o vice-primeiro ministro do Reino Unido, Nick Clegg, para um café da manhã, no Palácio Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. No encontro com o líder da delegação britânica na Rio+20, foram discutidas as experiências em comum sobre desenvolvimento sustentável.

 

Também foram tratados temas como a cooperação e a troca de experiências sobre a organização dos Jogos Olímpicos em Londres, que começa no fim de julho, e no Rio de Janeiro, em 2016.

 

– Desde o início, tenho o desenvolvimento de todas as estruturas de Londres para as Olimpíadas. Assim que lançamos a candidatura aos Jogos Olímpicos de 2016, eu fui buscar inspiração no Reino Unido e em Londres. Creio que é o maior exemplo de uma organização bem feita, bem estudada, em que vai ser deixado um legado importante para a população, uma recuperação ambiental extraordinária numa área decadente da cidade de Londres. Isto tudo foi feito com muito planejamento, com organização e otimização de recursos – disse o governador.

 

Cabral disse ainda que o Governo do Estado e o Governo Britânico firmaram um intercâmbio para estimular a inovação tecnológica.

 

– Eles têm um grande programa de inovação tecnológica para pequenas e médias empresas. Temos aqui a Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) que financia pesquisadores e empresas. Portanto, temos muito que fazer. A visita dele é um motivo de aproximação de interesses comerciais e culturais para discutir e avançar na economia verde – contou.

 

De acordo com o vice-primeiro ministro, no encontro foram debatidas maneiras de fortalecer os tratados comerciais entre o Reino Unido e o Rio e como aumentar o intercâmbio de estudantes do Rio para as universidades britânicas. Assuntos como cooperação científica e economia verde também estiveram em pauta.

 

– Quando estive aqui, há um ano, assinamos um acordo bilateral para aumentar nossa parceria mútua para dar um incentivo maior na chamada economia verde. Estou muito satisfeito de ver que, dentro deste período, um distrito verde foi estabelecido aqui no Rio utilizando o mesmo modelo do criado em Londres. Também vejo progresso na criação de um mercado de carbono. Em minha visão, e o governador compartilha dela, a economia moderna tem que ser verde e sustentável – disse.

 

Fonte: Governo do Rio