Início Plantão Rio Governo ajuda estudantes no estudo para o Enem

Governo ajuda estudantes no estudo para o Enem

Uma iniciativa pioneira da Secretaria de Estado de Educação vai permitir que os estudantes das escolas da rede se atualizem para as provas do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir do dia 3 de agosto até o dia 2 de outubro, acontece o Projeto Reforço Novo Enem, que vai utilizar a Educação a Distância, via satélite, para atingir em tempo real os 92 municípios fluminenses.
Com uma metodologia pedagógica mais moderna, a Secretaria de Educação pretende melhorar o desempenho dos jovens nas próximas avaliações. A ideia é que o aluno ainda amplie seu tempo diário de permanência na escola. O projeto acontece em parceria com a Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade (Abece), grupo educacional reconhecido nacionalmente na preparação de candidatos para provas e concursos.
As aulas serão ministradas, ao vivo, por professores especialistas em processos seletivos organizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), utilizando um sistema digital de áudio e vídeo.
Nesse primeiro momento, poderão participar alunos matriculados nas séries finais (3º e 4º anos ou fases equivalentes de EJA) de 500 escolas estaduais que possuem Ensino Médio, Ensino Normal, Educação de Jovens e Adultos e/ou Ensino Profissionalizante. A seleção dos 500 colégios foi realizada de acordo com a proporcionalidade do número de alunos frequentando a série final do Ensino Médio por município.
O plano de estudos acontecerá de segunda a sexta-feira, com quatro horas de transmissão por período, com intervalos entre cada atividade, para a matriz de Competências e Habilidades (Linguagens, códigos e suas Tecnologias; Ciências Naturais e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e Redação).
Os estudantes poderão enviar suas dúvidas por e-mail, auxiliados pelo professor-tutor da SEEDUC por e-mail a ser divulgado pela ABECE. As perguntas serão selecionadas e respondidas ao vivo, no final das aulas. Serão realizados simulados e propostos, Testes Semanais Domiciliares (TDs), que vão ficar disponíveis no site www.educacao.rj.gov.br, todas as sextas feiras. Os gabaritos e soluções comentadas serão divulgados todas as terças-feiras.
Também estão previstas aulas com professores de excelência como Sérgio Nogueira, de Português; Carlos Gomes, de Português e Redação, e Ricardo Luiz, de Física. O juiz Wilson Douglas vai ministrar uma aula magna sobre auto-estima e concentração para a prova.
Mais informações através do e-mail [email protected] ou do telefone 2333-0600
Fonte: Governo do Estado