Início Plantão Rio Governo do Estado do Rio de Janeiro amplia projeto de Ensino Médio...

Governo do Estado do Rio de Janeiro amplia projeto de Ensino Médio Intercultural

Rio de Janeiro - RJ - 02.08.2019 - Governo do Estado amplia projeto de Ensino Médio Intercultural. Na foto, Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China Personagem: Vinicius Joshua. Foto: Paulo Vitor

O ano letivo de 2020 começará com uma novidade para a comunidade escolar fluminense. Mais dois colégios vão integrar o Ensino Médio Intercultural, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), o que ampliará para seis o número de escolas beneficiadas com o projeto. México e Equador serão os países que farão parte do intercâmbio cultural e educacional, respectivamente, nos Cieps 413 – Adão Pereira Nunes e Ciep 309 – Zuzu Angel, ambos localizados em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Atualmente, quatro unidades são contempladas com o programa, entre elas o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China  – e o Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França. Localizadas no bairro de Charitas, em Niterói, as escolas são integrais e, além do ensino da língua estrangeira, há um foco maior em uma determinada área do conhecimento.

É a partir do Inglês que o Mandarim, idioma oficial da China, é ensinado no Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa. Essas aulas são ministradas por professores chineses e as demais disciplinas do currículo comum dialogam com o conteúdo da língua estrangeira, o que proporciona a interdisciplinaridade. A unidade também desenvolve o aprendizado das Ciências Exatas.

O intercâmbio cultural vai além dos muros: alunos e professores têm a oportunidade de participar de ações como o Summer Camp, um curso de verão em território chinês. Vinicius Joshua, de 16 anos, faz parte do grupo que viajou, em junho deste ano, para a China e passou 20 dias no oriente. A experiência foi, na visão do estudante, determinante para a escolha da carreira profissional.

– Os chineses são muito receptivos com os estrangeiros e gostaram de tirar fotos conosco. O bacana foi ter contato com os nativos e ver que conseguimos nos comunicar com eles. Percebi alguns hábitos da cultura deles, como serem muito pontuais e terem o tempo certo para fazer tudo. Eu já tinha uma certa vontade, mas depois da viagem, decidi que quero mesmo cursar faculdade na China para fazer Relações Internacionais. Meu desejo é trabalhar com traduções em empresas – explicou Vinicius, que está no 2º ano, e visitou o país pela primeira vez.

Embora tenha garantido vaga para outros colégios para cursar o Ensino Médio, Kamily Assis escolheu estudar no Colégio Matemático Joaquim Gomes de Sousa porque no local a estudante uniu os dois elementos que mais gostava: a Matemática e o Mandarim. Moradora de Itaboraí, Kamily também participou da quarta edição do Summer Camp e voltou diferente da viagem.

– Acho que toda a experiência nos torna mais maduros. Voltei da China mais focada e dedicada aos estudos. Também tenho desejo de conseguir a bolsa de estudos para cursar a faculdade fora do Brasil – afirmou a aluna, de 15 anos.

A professora chinesa Junke Wang chegou em março deste ano à unidade e tem gostado da interação com os estudantes brasileiros, que são descritos por ela como animados e bem entusiasmados com o idioma.

– Durante as aulas, tento passar um pouco da nossa cultura, principalmente sobre os famosos festivais chineses e a tradicional comida. Sinto que eles têm um apreço pelo meu país e ficam motivados em conhecer e saber cada vez mais. Acho que a adolescência é um ótimo período para aprender outra língua e eles estão tendo esta oportunidade – falou Junke, que conta com o auxílio de uma professora de Inglês para intermediar a comunicação.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, as duas novas escolas interculturais integrarão o “Programa Escola Pra Vida”, que ampliará em 120% o número de unidades de ensino em tempo integral no estado do Rio de Janeiro. Os Cieps terão parceria dos consulados do México e do Equador.

– A partir de 2020, mais 322 unidades receberão turmas em tempo integral, saltando das 268 atuais para 590. Além das duas novas escolas interculturais, a Seeduc fará parcerias para que sejam ofertados cursos profissionalizantes voltados à vocação regional, o que aumentará as chances de emprego qualificado para os estudantes. Com isso, tendo como base os dados do Censo de 2018, o Rio de Janeiro sairá da 10ª posição e passará a ser o estado com a terceira maior cobertura percentual de escolas com turmas de horário integral – informou Pedro Fernandes.

Conexão Brasil-França

Desde 2016 que o Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola é detentor do selo de qualidade ‘Label France Éducation’, que é concedido às escolas que promovem um ensino de excelência da língua francesa. A unidade é a única do Brasil, entre públicas e privadas, a receber esta chancela.

Atrelado ao idioma está a Biologia, que permite que o ensino do Ciep 449 disponha de semanas temáticas, quando pesquisadores de instituições, como a Fiocruz, e da Universidade Federal Fluminense (UFF) vão à escola para palestrar sobre a área de ciências. Além disso, ao longo dos três anos, os alunos fazem simulados preparatórios para o ‘Diplôme d’Études en Langue Française’ (DELF). Documento oficial do Ministério da Educação Nacional Francês, o diploma certifica as competências do idioma em estrangeiros e são reconhecidos internacionalmente. Isso facilita que muitos tenham êxito no exame de proficiência, que permite o estudo no exterior.

No último ano do Ensino Médio, Manuella Santoro, de 17 anos, é uma das alunas que está se preparando para o DELF. Ela, que deseja cursar história para se tornar professora da rede pública, se identificou desde cedo com o idioma.

– Sempre tive uma resistência ao Inglês e um ‘flerte’ com o Francês. Pesquisei sobre a escola e o projeto de ensino que inclui a língua no currículo. Normalmente, os cursos de idiomas são caros e grande parte dos alunos não teria condições de se tornar proficiente. Por isso, essa oportunidade que temos no Ciep é muito boa – comentou Manuella.

Enquanto o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China tem a parceria com a Universidade Normal de Hebei, da China, e o Instituto Confucius, da PUC-Rio, o Ciep 449 – Governador Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil-França conta com o apoio da Académie de Crétèil e do Consulado Geral da França. Fazem parte ainda do modelo de Ensino Médio Intercultural da Seeduc o Colégio Estadual Hispano Brasileiro João Cabral De Melo – Intercultural Brasil-Espanha e o Ciep 117 – Carlos Drummond De Andrade – Intercultural Brasil-Estados Unidos.