O Instituto de Segurança Pública (ISP), em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio e o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania , lançou uma iniciativa que busca fomentar e facilitar a atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (CCS) do Rio de Janeiro: a chatbot Alda.
Alda é uma robô que conversa com os moradores do estado por meio do Messenger, aplicativo para a troca de mensagens diretas no Facebook, mais conhecido como inbox. A assistente virtual ajuda o usuário a descobrir qual é o CCS que engloba o seu bairro; quem são as pessoas que compõem a diretoria; quando irão acontecer as reuniões periódicas dos conselhos; quais serão os assuntos debatidos e quais resultados já foram conquistados, além de outras funções que estão previstas para os próximos meses.
A ferramenta foi desenvolvida como parte do projeto Conselhos Conectados de Segurança, que propõe o uso da tecnologia como uma das formas de garantir maior participação social e diversidade de públicos nos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, aumentando, consequentemente, o diálogo entre os moradores e as polícias civil e militar.
Os CCS são espaços onde os cidadãos levam os problemas de segurança pública dos seus bairros e debatem soluções para reduzir a violência. São canais de participação popular junto às instituições policiais do estado do Rio de Janeiro – Polícia Civil e Polícia Militar.
– Com a chatbot, o cidadão consegue saber, de forma simples, a próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança mais próximo de sua casa. Esperamos também que, usando o Facebook, mais jovens conheçam sobre os CCS e participem das reuniões – disse a diretora-presidente do ISP, Joana Monteiro.