Início Plantão Rio Governo do Estado lança o projeto Cabine Escola

Governo do Estado lança o projeto Cabine Escola

O Governo do Estado lançou, na tarde desta sexta-feira (8/10), o projeto Cabine Escola, que esclarecerá a comunidade do Complexo do Alemão sobre a utilização e a manutenção do teleférico que está sendo construído no local. A iniciativa também tem como meta conscientizar os moradores da importância de manter o equipamento em boas condições e dar informações sobre seu funcionamento. O objetivo é fazer com que o usuário se familiarize com o novo meio de transporte, que começa a funcionar em janeiro de 2011.
 
– Nossa ideia foi criar uma escola para esclarecer a população sobre o uso do teleférico. Também estamos promovendo um concurso de frases feitas por alunos das escolas municipais do Complexo do Alemão, para que 152 delas sejam adesivadas em cada uma das cabines. É importante os moradores saberem que este transporte pertencerá a eles, não ao Governo do Estado – disse a coordenadora das ações do PAC Social no Rio, Ruth Jurberg.
 
O projeto faz parte das ações do PAC Social, coordenado pela Secretaria da Casa Civil, por meio do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP-Rio). Com três quilômetros e seis estações para percorrer, o teleférico diminuirá para 19 minutos o trajeto entre a Fazendinha e a estação de integração de Bonsucesso. Cada cabine terá a capacidade para transportar 10 pessoas – oito sentadas e duas em pé. No total, serão 152 nas cores brancas e azuis que circularão pelas seis estações do teleférico. Destas seis estações, haverá uma intermodal – na de Bonsucesso haverá integração com as linhas do metrô e da SuperVia.
 
– Estou feliz com estas aulas, pois vamos aprender como nos locomover e nos comportar dentro da cabine. Não precisaremos mais subir aquela enorme ladeira para chegarmos a nossa casa – comemorou Ludmilla Oliveira, de 10 anos, moradora do local.
 
A previsão é que o teleférico transporte cerca de 30 mil pessoas ao dia. Os moradores do entorno escolheram o nome das seis estações: Social de Bonsucesso; Morro do Adeus – A Paz Reina Neste Lugar; Alvorada; Baiana – A Estação do Futuro; Morro do Alemão – Largo da Paz e Palmeiras. O horário de funcionamento destas estações será das 5h às 23h. Além do Rio de Janeiro, somente Medelín, na Colômbia, e Caracas, na Venezuela, contam com teleféricos utilizados para transporte de passageiros em comunidades populares.
 
A Estação Social de Bonsucesso terá integração com os trens da SuperVia. A Estação do Morro do Adeus – A Paz Reina Neste Lugar receberá uma área de lazer com campo de futebol, além de uma sala de leitura e lojas comercias. Na Estação Alvorada será construído um pequeno complexo comercial e um centro de apoio jurídico para atender a todos os moradores. A Estação Baiana será a estação matriz – e lá que fica o motor do teleférico. Na Estação Morro do Alemão – Largo da Paz, está prevista a construção de um pequeno complexo comercial. Na Estação das Palmeiras haverá teatro, sala de cultura, biblioteca, videoteca e acesso à internet sem fio, além de banheiros e fraldário.
 
– Sou nascida e criada nesta região. Hoje, não tenho mais aquela disposição de antes. Por isto, a vinda deste teleférico para cá será maravilhosa. A Cabine Escola vai tirar todas as nossas dúvidas. Não vou faltar a nenhuma das próximas reuniões – disse a moradora da Grota Maria das Graças Cardoso, de 56 anos.
 
Uma cabine foi instalada no Canteiro Social do PAC (Programa Aceleração do Crescimento) exclusivamente para demonstrações, que serão realizadas por monitores especializados. Até o fim de outubro, novos grupos de moradores participarão de atividades de familiarização com o teleférico, durante as quatro próximas sextas-feiras, das 14h às 17h. Sempre que a população tiver alguma dúvida, basta procurar o Canteiro Social, que fica na Rua Paranhos, 127 ou nas tendas do PAC. Para mais informações, basta ligar para (21) 2560-9866.

Fonte: Governo do Rio