Início Plantão Rio Governo do estado participa do passeio ciclístico World Bike Tour

Governo do estado participa do passeio ciclístico World Bike Tour

Secretário de Transportes, Júlio Lopes, durante o passeio ciclístico de 11 quilômetros vai até o Aterro do Flamengo. Na foto, a atleta, Nathalia Sant´anna | Fotógrafo: Rogério Santana

 

O secretário de Transportes, Julio Lopes, participou, neste domingo (1/4), do maior passeio ciclístico do mundo, o World Bike Tour (WBT). O evento teve o objetivo de promover a prática da atividade física no dia a dia da população. O trajeto teve 11 km e cerca de seis mil pessoas participaram do acontecimento. A largada aconteceu em Copacabana e a chegada foi no Aterro do Flamengo.

 

Segundo o secretário, a ideia é que o Rio Estado da Bicicleta, um programa de mobilidade não-motorizada, chegue a 10% de mobilidade pública na Região Metropolitana de uma forma sustentável com o uso da bicicleta.

 

 

– O objetivo é que com isto seja conquistado mais adeptos para o uso da bicicleta como meio de transporte. O WBT tem feito isto em todas as cidades do mundo e no Rio de Janeiro não vai ser diferente. À medida que as pessoas participam, elas vão entendo que a bicicleta pode ser uma ótima brincadeira e um esporte, além de ser um excelente meio de transporte – explicou.

 

 

Todos os participantes receberam a bicicleta e o kit completo do evento com capacete, camiseta, mochila, dorsal e cartão de acesso. Após o passeio, os participantes levaram a bicicleta para casa. Os deficientes físicos e visuais fizeram uso do equipamento adaptado para participarem do passeio.

 

A deficiente visual de 19 anos de idade, Natália Santos, contou que a prática esportiva é uma rotina diária em sua vida.
– Ando de bicicleta “normal” com alguém sempre ao meu lado me ajudando. Não fico parada porque não enxergo, pois isto não me impede de fazer nada. O esporte, além de me dar uma condição física melhor, ainda me ajuda na alma e na mente, pois sou capaz e igual a todas as outras pessoas – disse.

 

Criado em 2006, em Lisboa, o WBT está em sua 19ª edição, já tendo passado pelas cidades de São Paulo, Madrid, Lisboa e Porto. Mais de 60 mil pessoas se inscreveram para esta edição do Rio de Janeiro. Os seis mil participantes foram definidos mediante sorteio eletrônico e tiveram de pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 200.

 

– É a primeira vez que participo de um evento esportivo e gostei muito desta experiência. A pessoa tem que se desvincular do uso do automóvel, pois além de contribuir para a despoluição do meio ambiente, ainda melhora a resistência física – detalhou a engenheira química, Natália Sant’Anna.

 

Paraplégico há sete anos devido a um acidente automobilístico, Édson Nascimento revelou que o Estado do Rio de Janeiro se encontra no mesmo nível de qualquer cidade do país e do mundo em relação à prática esportiva destinada aos deficientes físicos.

 

Fonte: Governo do Rio