Início Plantão Rio Governo do Rio apresenta projeto de apoio à pesca artesanal em Niterói

Governo do Rio apresenta projeto de apoio à pesca artesanal em Niterói

pesca-artesanal-em-NiteroiO projeto de reurbanização do Canto de Itaipu, em Niterói, vai beneficiar cerca de 2 mil moradores – sendo 30% pescadores. Estimadas em R$ 18 milhões, as obras estão previstas para serem iniciadas ainda este ano. A expectativa é de que a maior parte do investimento seja feito pelo governo federal, com contrapartida do Estado.

 

Os interessados poderão conferir o resultado das intervenções na exposição Projeto Canto de Itaipu – Uma Construção Coletiva, que será aberta hoje, a partir das 18h, no estande da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Entre os dias 9 e 14 de julho, o Museu de Arqueologia de Itaipu também exibirá o projeto.

Durante o evento, uma maquete, plantas arquitetônicas e ilustrações vão mostrar as melhorias. O novo desenho urbano traz alterações como recuperação da vegetação nativa, adequações do sistema viário, compra de mobiliário urbano, implantação de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial.

Outras melhorias estão previstas para os sistemas de iluminação pública e de coleta de lixo.Serão instalados, ainda, uma unidade operacional de apoio à limpeza urbana; postos guarda-vidas, de informação e comunitário; quiosques e banheiros públicos. Ranchos para limpeza e manipulação do pescado e uma oficina de manutenção de barcos vão atender às necessidades dos pescadores.

As intervenções foram elaboradas pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, em parceria com a Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), além de moradores.

– O Canto de Itaipu já foi objeto de diversos estudos que procuravam preservar seu ambiente, mas poucos chegaram ao estágio de execução. A colaboração da comunidade foi decisiva – disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto.

Outros três projetos semelhantes estão sendo desenvolvidos pela secretaria para as comunidades pesqueiras de Jurujuba, em Niterói, e de dois bairros de São Gonçalo: Gradim e Itaoca. O objetivo é estimular o desenvolvimento sustentável.

 

Governo do Rio