Início Plantão Rio Governo do Rio assina convênio para ter novo plano aeroviário

Governo do Rio assina convênio para ter novo plano aeroviário

Melhorias nas condições de acesso, maior capacidade de mobilidade interna e segurança de navegação são alguns dos itens destacados no contrato assinado na tarde de quarta-feira (26/06), entre a Secretaria de Transportes e a empresa americana Leigh Fisher, para o desenvolvimento do novo Plano Aeroviário do Estado do Rio de Janeiro. Com financiamento da Agência Americana de Comércio e Desenvolvimento (USTDA), o estudo, avaliado em US$ 485 mil, vai indicar projetos de modernização de aeroportos regionais e heliportos. Regiões como Cabo Frio, Angra dos Reis, Paraty, Resende e Itaperuna fazem parte dos municípios selecionados para fazer parte do programa.

 

Os estudos para o novo Plano Aeroviário, atualizado pela última vez em 2003, serão iniciados no mês de julho. Doze aeroportos foram selecionados pela secretaria para fazer parte do planejamento. A proposta é apresentar as principais necessidades dos equipamentos aeroviários, que apresentam demandas cada vez maiores no interior e na Região Metropolitana. Dos aeroportos selecionados, nove fazem parte do Programa Federal lançado em dezembro de 2012.

 

A Leigh Fisher tem larga experiência no segmento. A empresa americana é a mesma que prepara os estudos técnicos para modelagem dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos-Campinas, Galeão, Confins e Brasília, encomendados pelo Governo Federal.

 

Para o secretário, Julio Lopes, o estudo é de extrema importância para o Estado, em função do expressivo crescimento na demanda de passageiros e na movimentação de cargas.

 

“A revisão do plano aeroviário contribuirá para o diagnóstico das principais necessidades do setor, tendo em vista o crescente número de passageiros no sistema, além de auxiliar nas regulamentações de segurança, logística de cargas, apoio ‘offshore’ e na melhoria no atendimento do alto índice de aeronaves que atendem o setor de petróleo, e habilita o Estado do Rio a um melhor posicionamento no Programa Federal para receber melhorias nos aeroportos”, afirmou o secretário de Transportes Julio Lopes.

 

Governo do Estado