Início Cultura Governo do Rio inaugura espaço de convivência sustentável

Governo do Rio inaugura espaço de convivência sustentável

A entrada é gratuita

05/06/2019 - Rio de Janeiro-RJ Inauguração Espaço Meio Ambiente FOTO: Philippe Lima

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5/6), o governador Wilson Witzel inaugurou o Espaço Convivência Sustentável (ECOS), na Lagoa, na Zona Sul do Rio. O ECoS visa promover o diálogo, a reflexão e o engajamento da sociedade em temas relevantes para o desenvolvimento sustentável na cidade.

Durante o evento, os secretários do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e de Educação, Pedro Fernandes, assinaram um termo de cooperação técnica para garantir a promoção da Educação Ambiental nas escolas públicas.

– Neste espaço, o aprendizado será de forma lúdica, porque os alunos da rede estadual de ensino poderão aprender vendo ao vivo ações de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente. Não será apenas através dos livros ou da internet – ressaltou o governador.

Segundo a secretária do Ambiente e Sustentabilidade, o local passou por melhorias e foi totalmente recuperado para dar lugar ao Espaço Convivência Sustentável.

– Esse espaço, que estava abandonado em uma área com circulação tão grande, agora se torna um polo para educação ambiental e sustentabilidade. O ECoS é mais do que um espaço, é uma estratégia para transformar a educação ambiental em um programa degoverno: o Programa Estadual de Educação Ambiental – afirmou Ana Lúcia Santoro.

No evento, o secretário de Educação anunciou a contratação de ônibus para as atividades extraclasse e a realização de um projeto sustentável.

– Estamos contratando 120 ônibus para levar alunos da rede estadual para realizarem atividades extraclasse, como visitas a museus, parques, bibliotecas e, especialmente, aqui ao ECoS. Além disso, estamos iniciando o desenvolvimento de um projeto para levar a energia solar às escolas públicas estaduais. Ou seja, o aluno terá acesso à educação ambiental na escola e poderá ver na própria unidade a aplicação da energia solar e de seus benefícios ao meio ambiente – explicou Pedro Fernandes.

Funcionamento

Até o fim do ano, o espaço realiza a exposição “Do Lixo ao Recurso”, que pretende engajar os cidadãos na mudança de hábitos em relação aos resíduos. Além disso, o espaço mostra a necessidade da mudança de ações e de hábitos cotidianos para construir um mundo melhor. O ECoS – que estará aberto ao público a partir desta sexta-feira (7/6) – funcionará de sexta a domingo, das 9h às 16h.