O Governo do Estado inaugura nesta segunda-feira (4/3), às 10h, o Hospital Estadual da Criança. Situado em Vila Valqueire, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Hospital atenderá crianças de 0 a 19 anos, sendo a primeira unidade pública pediátrica no estado voltada para cirurgias de média e alta complexidade, além do tratamento do câncer.
No caso das cirurgias ortopédicas, o atendimento do Hospital Estadual da Criança começa por grupo de pacientes pediátricos inscritos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Já nos transplantes, com a interrupção temporária do serviço do Hospital Federal de Bonsucesso, as famílias de crianças inscritas na fila para receber rim e fígado serão convidadas a conhecer a nova unidade para realizar a cirurgia de transplante lá, tão logo um órgão seja conseguido pelo Programa Estadual de Transplantes (PET).
Hospital Estadual da Criança vai garantir experiência lúdica na hora de fazer uma tomografia
Imagine uma criança fazendo uma tomografia computadorizada, mas em vez de entrar num tomógrafo, ela acaba entrando em uma nave espacial de onde poderá ver planetas e estrelas junto com dois amiguinhos que, com roupas espaciais, acompanharão o pequeno. Isto será realidade no Hospital Estadual da Criança. A unidade foi totalmente equipada e preparado para que os pequenos pacientes se sintam em um ambiente leve com espaços lúdicos, esquecendo do quão chato é ficar doente. O projeto de decoração faz parte da iniciativa da área de humanização da Secretaria de Saúde no sentido de promover melhor acolhimento dos pacientes, proporcionando bem estar e até auxiliando na cura deles. Viagem espacial O Hospital Estadual da Criança não terá uma simples sala de tomografia computadorizada . Os pacientes farão uma viagem espacial na nave “T-01”. A sala foi totalmente preparada para que ela se sinta no espaço sideral, com estrelas, planetas estampando as paredes. Pontinhos de led estarão no teto dando a impressão de que estrelas acompanharão a criança durante o exame. Além das estrelas, os amiguinhos Bia e Breno (personagens que ilustram todo o hospital) compõem a viagem com roupas espaciais.
– Queremos que a entrada daquele paciente que está doente seja menos traumática. No caso dos pacientes infantis que darão entrada no Hospital Estadual da Criança , queremos que eles entrem num ambiente colorido, trabalhado com cromoterapia, cheio de movimentos para que eles possam se sentir à vontade. É importante destacar que não queremos fazer apenas um hospital bonito, essas iniciativas propiciam um ambiente leve, qualidade no atendimento e aumenta as chances de uma cura a curto prazo. O Hospital Estadual da Criança é algo pioneiro na saúde do estado e que me orgulha muito – destacou o secretário de estado de saúde, Sérgio Côrtes.
O Hospital Estadual da Criança contará com 58 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, 9 de UTI pediátrica e 8 poltronas de quimioterapia. Oferecerá exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia e broncoscopia. Haverá, ainda, serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico para pacientes e familiares.
Fonte – Gov Estado