Início Plantão Rio Governo implantará projeto pela Internet

Governo implantará projeto pela Internet

A Secretaria Estadual de Transportes está negociando com  a equipe do maior site de busca do mundo, o Google, um sistema que pode facilitar e muito a vida de quem, mora, visita e circula pelo Rio de Janeiro. Através de uma ferramenta operacional do Google, o "Google Transit", o internauta, em breve, poderá, com a ajuda de um programa especial, para se deslocar de um ponto a outro, escolhendo o meio de transporte mais rápido e econômico para realizar percurso.

A pedido dos diretores do Google no Brasil, o secretário de Transportes Julio Lopes organizou uma reunião com todos os representantes do setor no estado: Detro, Secretaria Municipal de Transportes, Fetranspor e as concessionárias Barcas S.A, Metrô Rio e Supervia. Todos já estão fazendo o levantamento de dados, que vão permitir ao sistema traçar um amplo leque de opções de transporte para a Região Metropolitana.  As empresas se comprometeram de, no prazo máximo de três meses, fornecer as informações operacionais necessárias aos técnicos do Google.

Quando estiver funcionando, o “Google Transit" vai permitir que, através do cruzamento de dados, o passageiro pesquise a melhor forma de chegar de um ponto a outro do Rio, pela forma mais rápida e barata, além de informar os meios de transporte disponíveis para realizar a viagem.

Todas as concessionárias de transporte público vão informar ao site os horários, preços e opções disponíveis em cada local, seja linha de ônibus ou estação de trem, metrô ou barca. No futuro, quando todos os veículos estiverem equipados com GPS será possível informar em tempo real quanto tempo as pessoas deverão esperar pelo ônibus ou o tempo estimado de viagem.

O acesso ao sistema da internet será gratuito. O secretário Julio Lopes afirma que o sistema vai facilitar em muito a vida dos passageiros.Ele lembra ainda que, em um país onde a quantidade de internautas cresce cada vez mais, um número maior de pessoas poderá se beneficiar com novas informações sobre o setor de transportes do Rio de Janeiro.

– Esse sistema é fantástico e vai trazer uma vantagem extraordinária para o passageiro, facilitando a integração pelos diferentes modais e ajudando no deslocamento pela cidade. Ainda mais num momento em que nos preparamos para receber milhares de turistas em dois grandes eventos, os Jogos Militares e da Copa de 2014, comemora o secretário.

Fonte: Secretaria Estadual Transporte