Início Plantão Mundo Grã-Bretanha aplica verba contra recessão mundial

Grã-Bretanha aplica verba contra recessão mundial

A Grã-Bretanha destinará 300 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 992 milhões) para ajudar empresas de países em desenvolvimento a enfrentar a recessão mundial.
A ajuda foi anunciada hoje pelo secretário britânico de Desenvolvimento Internacional, Douglas Alexander, que participa da Cúpula do 20.

O fundo será disponibilizado pelo Programa de Liquidez para o Comércio Global do Banco Mundial e, primeiramente, deverá ser liberado a empresas do Quênia, Angola, Gana, Nigéria, Maurício, Malauí, Moçambique, Seicheles e Zâmbia.
"As empresas do setor privado são um motor essencial de crescimento e desempenham um papel vital para estimular o comércio global, que permite a vida de milhões de pessoas no mundo", disse Alexander aos jornalistas. "As pessoas nos países em desenvolvimento têm sido atingidas de forma desproporcional pela crise economia. Este dinheiro ajudará as empresas a seguirem em frente durante este clima de dificuldade, e ajudará a proteger e criar empregos", acrescentou.

O secretário britânico disse ainda que essa iniciativa "não será um incentivo para ajudar que os bancos enriqueçam. Os bancos participantes deverão utilizar o dinheiro para ajudar o comércio de países em desenvolvimento", afirmou.
Alexander declarou também que a ajuda britânica financiará entre 2,8 e 4,3 bilhões do comércio mundial nos próximos dois anos, ajudando pequenas empresas a importarem e exportarem seus produtos.

Fonte: ANSA