Início Plantão Rio Gramacho terá polo de reciclagem para ex-catadores

Gramacho terá polo de reciclagem para ex-catadores

Polo-de-reciclagemOs primeiros dois galpões do novo Polo de Reciclagem de Gramacho têm inauguração prevista para o mês que vem. Em parceria com a Petrobras, o empreendimento conta com investimento de R$ 3 milhões.

 

O espaço terá, no total, seis galpões, maquinário, duas unidades de processamento de resíduos, além de um centro administrativo para cursos de qualificação profissional e uma creche. A ideia é absorver 400 ex-catadores, promovendo a inclusão socioprodutiva.

 

– Os ex-catadores vão trabalhar em atividades que agreguem valor ao produto, como o uso de moinho de garrafas PET e compactador – afirmou o secretário do Ambiente, Carlos Minc.

 

De acordo com o coordenador de reciclagem da Superintendência de Políticas Públicas de Saneamento da Secretaria do Ambiente, Jorge Pinheiro, a primeira fase do projeto contará com serviço de enfardamento, separação e comercialização dos materiais.

 

– Nesta primeira fase, vamos absorver cerca de 150 ex-catadores – disse o coordenador.

 

A Secretaria do Ambiente empreende ações para cumprir o objetivo de extinguir todos os lixões municipais até 2014. Outra ação bem-sucedida será ampliada: o Prove (Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal) vai distribuir 35 mil funis com o símbolo da iniciativa, para incentivar a coleta e o descarte correto do óleo. Apenas em 2012, foram coletados cerca de seis milhões de litros de óleo de cozinha usado.

 

Governo do Rio