Início Plantão Brasil Grito dos Excluídos em São Paulo

Grito dos Excluídos em São Paulo

A defesa de políticas públicas para a compra da casa própria para os sem-teto e o fim da discriminação contra os afrodescendentes estão entre as principais bandeiras da 15ª edição do Grito dos Excluídos, marcha que será realizada nesta segunda-feira (7), em São Paulo.
 
A marcha é realizada paralelamente ao desfile oficial da comemoração do Dia da Independência. Nesse ano, o tema do evento será A Força da Transformação Está na Organização Popular. Segundo Rosilene Wancetto, da coordenação nacional do Grito dos Excluídos, o objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância da participação dos excluídos nas grandes decisões do país.
 
Ela informou que grupos engajados na manifestação iniciaram uma caminhada neste sábado (5), na Paróquia de Perus, e vão  percorrer várias comunidades que atendem a população pobre em espaços da igreja católica. Hoje, os integrantes da marcha almoçaram no Convento dos Franciscanos, no Largo São Francisco, depois seguiram para o Patio do Colégio, marco da fundação da cidade, na região da Praça da Sé, e para a Casa de Oração, na Estação da Luz, local dedicado ao atendimento dos moradores de rua.
 
Nesta segunda-feira (7), eles se juntam aos demais participantes do Grito dos Excluídos, na celebração da missa marcada para começar às 8h, na Catedral da Sé. A grande romaria rumo ao Parque da Independência, no Ipiranga, deve ter início às 10h.
 
Na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, junto com a 15ª Marcha do Grito dos Excluídos, será realizada a 22ª Romaria dos Trabalhadores, com o tema A Sabedoria dos Pobres Derrota as Armas dos Poderosos. Os manifestantes pretendem destacar a luta contra o desemprego, enfocando, principalmente, as demissões ocorridas como efeito da crise financeira internacional, além de outras bandeirantes dos movimentos sociais.

Fonte: Agência Brasil