O grupo de 21 jornalistas estrangeiros que está no Rio de Janeiro para conhecer a preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014 visitou na quarta-feira (5/12) o morro Santa Marta, em Botafogo. Os profissionais de imprensa foram até a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), onde assistiram a um vídeo sobre a história da comunidade e as mudanças ocorridas após o processo de pacificação. Em seguida, os convidados passearam pelo local, visitaram a Laje Michael Jackson e ainda puderam andar no plano inclinado instalado no morro.
– O Rio de Janeiro é uma cidade fantástica, que está se preparando de forma tranquila para a Copa do Mundo e das Olimpíadas. Acho que a implantação da UPP no Santa Marta e em outras comunidades é uma ação muito boa para a cidade, porque traz tranquilidade para a população e os moradores de comunidade – disse o jornalista francês, Christopher Simon, de 35 anos, que mora no Rio de Janeiro há um ano.
O comandante da UPP do morro Santa Marta, tenente Gabriel Cavalcante, afirmou que visitas de turistas e de comitivas estrangeiras são frequentes na comunidade e que isso se deve ao aumento da segurança na região.
– Cada vez mais recebemos turistas, e isso é um reflexo da segurança oferecida pela UPP. Agora, os visitantes podem caminhar pela comunidade e conhecer os pontos turísticos, sem receio. O Rio de Janeiro está preparado para receber a Copa do Mundo e oferecer segurança à população e aos turistas – afirmou o comandante.
Os jornalistas de sete países, que na última terça-feira (4/12) visitaram as obras do maracanã, participam do Press Trip organizado pela Embratur e que tem o objetivo de levá-los para conhecer seis cidades brasileiras que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014. A comitiva chegou ao Brasil no dia 2, para cobrir o sorteio da Copa das Confederações e também já passou por Belo Horizonte. Após a visita ao Rio, o grupo segue para Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília, onde o tour será encerrado, no dia 13 de dezembro.
Agência Brasil