Início Plantão Rio Grupo minik momdó apresenta espetáculo “OcO”

Grupo minik momdó apresenta espetáculo “OcO”

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 27 a 30 de maio, o grupo de dança contemporânea Minik Momdó com o espetáculo Dança/Instalação “OcO”. O trabalho que recebeu o prêmio Funarte/Klauss Vianna e participou do Programa de Fomento à Dança de São Paulo traz ao público carioca sua proposta de intervenção, dança/instalação, nos espaços internos e externos do Teatro Nelson Rodrigues.

O espetáculo “OcO” investiga as relações do corpo como matéria que se contamina com as imagens dos rótulos e das próteses da estética do plástico, a imagem do invólucro na cidade e nas emoções sobre estas imagens. O público assiste dentro do espaço cênico, propondo uma visão que se desloca e interfere na leitura, pelo espectador, da dramaturgia da dança/instalação.

O nome “OcO” sintetiza este estado de passagem que é a estimulação sensorial que sustenta a existência do corpo, para torná-lo plasticamente ampliado e plausível de ser experimentado pela plateia. O corpo é o tema, o corpo do homem no tempo e no espaço, permeado pela imagem que de si mesmo ele se constrói. Como náufragos em um mar de imagens e objetos, os performers têm o propósito de transmitir a experiência de se estar num espaço transformado e relatar o processo de criação da imagem de um corpo que não se reconhece e que é apenas suporte para o consumo.  Olhar de longe, olhar de perto, mudar a perspectiva é a proposta do Grupo Minik Momdó para o público.

A direção artística do espetáculo é de Maria Mommensohn, bailarina e coreógrafa pesquisadora da relação espaço/dança, formada por Maria Duschenes e pelo Laban Center de Londres. Em seu currículo a diretora tem a direção, em 1996, do grupo Paris 68 na montagem “O Herói”. Em 2002, recebeu a Bolsa Vitae de Dança para a realização do documentário “Mar e Moto” sobre Herbert e Maria Duschenes. Criou e organizou os “Encontros Laban”, 89/92/94/96/99, nos quais se reuniram profissionais em Laban de dança e movimento. E em parceria com Paulo Petrella, organizou o livro “Reflexões sobre Rudolf Laban: o mestre do movimento”.

O Grupo Minik Momdó, cujo nome de origem tupi significa “oferecer dança”, foi formado em 1998, com o espetáculo Véus e atua  na cidade de São Paulo e no interior do estado. Sob a direção artística de Maria Mommensohn, sua trajetória contempla a ocupação de espaços não convencionais através de instalações performáticas. Propõe uma  releitura da arquitetura para criar novos recortes, explorar sonoridades, instaurar experiências poéticas e novos modos de leitura do espetáculo.

Seu foco é a dança, o movimento como contraste entre o corpo e o meio. O trabalho de construção cênica parte de uma revisão das noções tradicionais de intérprete e este é visto como elemento abstrato e destacado do lugar onde acontece a dança. Para o grupo Minik Momdó, é o diálogo com os locais de apresentação da obra, a interação das linguagens artísticas com a participação do espectador que determinam o acontecimento performático.

SERVIÇO
Espetáculo Dança/Instalação “OcO”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. República do Chile, 230, Centro (Próximo ao Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2262 5483/8152
Curta temporada: 27, 28, 29 e 30 de maio de 2010 (de quinta a domingo)
Horário: 19h30
Classificação: 16 anos
Ingressos: entrada franca
Horário da bilheteria: retirar os ingressos no dia com 30 minutos de antecedência.
Capacidade: 150 lugares
Acesso para pessoas com deficiência
WWW.caixa.gov.br/caixacultural 
[email protected]

 

Fonte: Caixa