Início Plantão Rio Guerreiros contra a Dengue entram em ação

Guerreiros contra a Dengue entram em ação

Neste sábado (22/10), cerca de cinco mil agentes, entre voluntários e funcionários do Estado e prefeituras, participaram da estreia da ação Guerreiros Contra a Dengue para o verão 2011/2012, em 13 municípios do Rio de Janeiro. Um grande mutirão percorreu casas e ruas para localizar e exterminar os focos do mosquito transmissor da doença.
 
Ao todo foram mobilizados para a ação de hoje 4.420 voluntários, 808 agentes de endemia e 105 funcionários da Secretaria de Estado de Governo. Durante o dia, eles visitaram 16.913 domicílios, onde instalaram 3.420 capas em caixas d’água, eliminaram 1.332 criadouros e conscientizaram 22.618 moradores para investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis focos da dengue em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra cerca de 80% dos criadouros do mosquito.
 
A mobilização ainda rendeu uma atenção especial para pneus abandonados, garrafas pet e materiais recicláveis que tendem a acumular água no seu interior e representam um criadouro potencial do mosquito "Aedes aegypti", cujas larvas proliferam na água parada. Voluntários e agentes de endemia inspecionaram 515 terrenos baldios, 74 borracheiros e 58 ferros-velhos, onde foram recolhidos 7.634 pneus, 518 garrafas pet e 90 toneladas de lixo, que serão encaminhados para reciclagem.
 
Para o subsecretário de Estado de Governo da Baixada, Carlos Castilho, a mobilização dos Guerreiros Contra Dengue mostra o compromisso do governo estadual em combater a dengue de forma intersetorial.
 
– Várias secretarias do governo estão engajadas nessa campanha. O governo entende que a dengue não é um problema apenas da Secretaria de Saúde, mas engloba limpeza urbana, moradia, obras e outras. Envolvendo também toda a população – defendeu Castilho.
 
Em Nilópolis, os atores Nelson Freitas e Marcos Veras e a atriz Guta Stresser participaram do mutirão e orientaram os moradores a combater o Aedes aegypti. O Cordão da Bola Preta também animou o público. Além da limpeza, foram realizadas ações educacionais e recreativas da campanha 10 Minutos Contra a Dengue. Em uma das tendas, as crianças fizeram fila para ver o mosquito no microscópio. As primas Karen Cristine, de 13 anos, e Marcela Tavares, de 15, foram conferir o aspecto do transmissor da dengue.
 
– Além de perigoso, ele é muito feio – disse Karen.
 
Marcela conta o que aprendeu na ação.
 
– Agora sei que é importante que todo mundo colabore para acabar com o mosquito – ensina a adolescente.
 
A ação conjunta das secretarias de Saúde, Governo e prefeituras tem os objetivos de educar e localizar os focos da doença. Segundo o porta-voz da Secretaria de Saúde, o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe, é importante o envolvimento de todos na luta contra a dengue.
 
– Também somos parceiros da Secretaria de Educação. Achamos importante inserir esse conteúdo nas escolas. A gente acredita que combater a dengue é uma ação de cidadania e deve fazer parte da formação da consciência das crianças – afirmou Chieppe.
 
Em São João de Meriti, foi realizada uma gincana para ensinar adultos e crianças a se prevenir da dengue. A auxiliar administrativa Michelle Munique da Silva, de 29 anos, está preocupada com os vizinhos.
 
– Já tirei todos os vasinhos com água e coloquei terra. Eu faço a minha parte, mas os vizinhos têm que fazer também. Lá na minha região, já teve muita gente que pegou dengue – disse.
 
Além de Nilópolis e São João de Meriti, receberam a visita dos Guerreiros Contra a Dengue no sábado os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica, Paracambi e Guapimirim. Estrategicamente,  a região é considerada prioritária por sua densidade populacional, já que esse é um fator de risco para a transmissão da doença.

Fonte: Governo do Rio