Início Plantão Rio Guia das Favelas reforça turismo em áreas com UPPs

Guia das Favelas reforça turismo em áreas com UPPs

Guia-de-favelas-upp-rjOnze das 33 comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) integram a primeira edição do Guia das Favelas, que reúne centenas de opções de lazer, cultura, comércio, hospedagem e gastronomia. A ideia é incrementar o turismo e fortalecer o empreendedorismo dos moradores. A publicação, que tem distribuição gratuita, foi elaborada pela Agência de Notícias das Favelas (ANF), com apoio do Estado.

 

Ao longo de quatro meses uma equipe de jornalistas coletou as informações em visitas às áreas pacificadas. Além das sugestões de locais e atividades ecológicas e culturais, muitas delas com fotos, a revista de 88 páginas tem versão em português e inglês.

 

Segundo o presidente da ANF, André Fernandes, as comunidades pacificadas foram escolhidas por já terem consolidado a sua infraestrutura de acolhimento dos turistas.

 

– Queríamos sair deste clichê de só visitar favela da Zona Sul. Manguinhos, por exemplo, tem uma cultura privilegiada. Meu sonho é ver a economia local cada vez mais desenvolvida – disse Fernandes.

 

No Morro do Salgueiro, na Tijuca, o Restaurante Caliel, que começou como uma pequena padaria em 1995, já criou pratos para concursos gastronômicos. No local, também é realizado uma vez por mês o evento literário Quintas poéticas, para estimular a leitura e a produção literária entre os moradores.

 

– Minha expectativa é que a divulgação do nosso negócio melhore bastante, assim como aconteceu com a pacificação. Passamos a receber clientes que não subiam aqui de jeito nenhum – disse Marcelo da Paz, dono do restaurante.

 

Governo do Rio