– O Grupo francês Michelin, um dos líderes no mercado mundial de pneus, lançou na Embaixada do Brasil em Paris, o seu renomado ‘Guia Verde Michelin – Rio de Janeiro’, considerado uma espécie de bíblia mundial para o setor turístico. É a primeira vez que, em mais de 100 anos de existência do Guia, um estado da América do Sul será tema de um volume exclusivo. O governador Sérgio Cabral participou do lançamento, que chamou de “gol de placa extraordinário para o Rio”. Ele disse ainda que o guia se soma a todos os esforços dos três níveis de governo (estadual, municipal e federal) para o Rio sediar as Olimpíadas de 2016.
– Estamos na reta final da disputa com Chicago, Madri e Tóquio para que a cidade do Rio seja a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O lançamento do Guia Michelin agora, a poucos dias da decisão de 2 de outubro, dá um enorme reforço de credibilidade para a nossa campanha. Não há no mundo publicação deste gênero com mais prestígio – afirmou o governador, ao lado do presidente mundial da Michelin, Michel Rollier.
Segundo Cabral, na prática, o guia trará mais desenvolvimento econômico para o estado, através do aumento do turismo. Dados da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer mostram que o estado recebeu 1,7 milhão de turistas estrangeiros e 4,5 milhões de brasileiros em 2008. Já o calendário de eventos ultrapassou a casa das três centenas neste ano.
– A tendência de aumento do número de turistas no Rio é crescente. A partir do Guia Michelin, será ainda maior. Nossa taxa média de ocupação nos hotéis está na faixa dos 65% a 70%. E não é só o número de turistas que cresce, mas o calendário de eventos. Prova disso é o Riocentro que, para o ano que vem, fechou todos os pedidos para a realização de eventos em seus galpões – disse o governador.
– A partir de agora, o Rio será atendido regularmente pela Michelin e terá as informações atualizadas de dois em dois anos. O guia é um dos instrumentos mais importantes de divulgação turística em todo o mundo. Neste momento de novas oportunidades, geradas por importantes eventos como a Copa do Mundo, ele destaca as potencialidades e os inúmeros atrativos do estado, num material de reconhecida qualidade e credibilidade internacional – afirmou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins.
Os pontos turísticos do Rio de Janeiro serão apresentados a mais de uma centena de países, onde a edição será comercializada. O texto apontará os lugares mais charmosos e interessantes da Cidade Maravilhosa, dicas de passeios, restaurantes e hotéis, além de um pouco da história do Rio e de seus tesouros históricos e arquitetônicos.
Trará também opções de excursões para Niterói, Búzios, Paraty, Ilha Grande, Petrópolis e Vale do Café. Impresso em inglês, o Guia Rio 2009-2010 terá versão em francês, a partir de maio de 2010. Sua estrutura se divide em “Como organizar a viagem”; “Bem-vindo ao Rio de Janeiro”; “Descobrindo o Rio”; e “Indicações práticas”.
– Estou deslumbrado com a qualidade da informação no Guia do Rio. É um sonho que estou realizando e quem ganha é o estado e os turistas estrangeiros – declarou Cabral.
Fonte: Governo do Estado RJ