Início Plantão Brasil Haddad vai tentar convencer Erundina sobre o posto de vice

Haddad vai tentar convencer Erundina sobre o posto de vice



  

O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, disse na noite desta segunda-feira (18) que irá conversar com a deputada federal Luiza Erundina (PSB) sobre as declarações dela de uma eventual desistência da candidatura de vice na chapa.

 

Em entrevista concedida ao jornal “O Globo”, ela disse que “não aceita” o apoio de Paulo Maluf (PP), anunciado nesta manhã em encontro na capital paulista. “É uma situação muito constrangedora. Tenho que rever essa situação. Vou conversar com o meu partido. Meu partido tem outros nomes, não tem problema nenhum”, disse ela ao jornal.

 

 

Haddad comentou a declaração na noite desta segunda-feira. “Estamos procurando alianças com partidos da base de sustentação do governo Dilma. Fazemos alianças com partidos, não com pessoas. Estamos procurando os partidos sem restrição ou veto para trabalhar em cima do nosso projeto político para São Paulo. Vou procurar a Erundina para conversar. O que eu quero agora é ouvir as respostas dela, quero ouvi-la pessoalmente e confortá-la”, disse ele após a gravação de um programa de TV. “Eu tenho o maior apreço pela companheira Erundina. As perspectivas estão colocadas. Ela [Erundina] é uma pessoa admirada, adorada dentro do PT, no PSB, muito prestigiada. Então vamos conversar pessoalmente”, completou.

 

 

Haddad afirmou ainda que irá submeter as preocupações com a aliança à coordenação da campanha. “Algumas pessoas manifestaram preocupação com essa aliança [com Maluf]. Vou submeter essa preocupação à coordenação da campanha. Desde janeiro que o Conselho Político [da campanha] deixou claro que iria buscar apoio em todos os partidos da base aliada.”

 

 

“É uma perda grande” se Erundina deixar a candidatura à vice na chapa de Haddad, na avaliação do senador. “Acho que o Fernando Haddad precisa ter um diálogo de profundidade com a Luiza Erundina, até por uma questão de respeito a tudo o que ela representa e o que ela falou na cerimônia em que ambos selaram o entendimento”, disse Suplicy.

 

 

“Para ela ser candidata à vice [de Haddad], precisa haver uma relação de total abertura, conhecimento e confiança no candidato a prefeito”, ponderou o senador.

 

 

Suplicy também criticou a aliança de seu partido com Maluf. “Dependendo dos termos em que foram feitos a aliança, ela pode ter um efeito não saudável para o PT, para a nossa história”, ressaltou. “Soa estranho para mim [essa aliança], sinceramente soa estranho.”

 

 

O vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, disse que o partido está com Haddad independente da aliança com o PP, partido de Maluf. “O candidato do PSB à Prefeitura de São Paulo é Fernando Haddad, e a vaga de vice é do PSB”, afirmou, por meio de sua assessoria.

 

Fonte: G1