Início Plantão Rio Hall da Fama do Maracanã recebe estátua de Zico

Hall da Fama do Maracanã recebe estátua de Zico

Na noite deste sábado (26/12), um grande ídolo do futebol brasileiro voltou ao Maracanã para um evento ilustre: junto à secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, e o presidente da Suderj, Sávio Franco Santos Junior, o ex-jogador Arthur Antunes Coimbra, o Zico, inaugurou sua estátua no Hall da Fama.

A obra retrata o Galinho de Quintino durante um voleio, lance do futebol em que o jogador bate na bola com o corpo todo no ar, praticamente em posição horizontal. A autoria é do cenógrafo Abel Gomes, que também elaborou a árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas e teve participação na abertura dos Jogos Pan-Americanos. Segundo o artista, a ideia é dar movimento, sem aquela forma tradicional das estátuas, dando a impressão de que o ex-jogador está no ar.

A secretária Marcia Lins explicou que a homenagem foi uma iniciativa da torcida do Flamengo, para reforçar a imagem do jogador como ídolo não só do time, mas do futebol brasileiro.

– Imagino o quanto foi difícil para o Abel, mas ele conseguiu captar o momento exato que queríamos registrar: o Zico flutuando no Maracanã. É uma honra ter uma estátua do nosso Galinho de Quintino, porque além de grande jogador, ele é o artilheiro do estádio, já que 333 dos mais de 800 gols que ele fez na carreira aconteceram aqui – comemorou.

Durante o discurso, a emoção tomou conta do ex-jogador: ele agradeceu à família e à torcida do Flamengo e disse que não esperava receber uma homenagem tão significativa. Zico mencionou os pais e o irmão mais velho, afirmando que gostaria de tê-los presentes naquele momento.

– A estátua ilustra o movimento que eu mais gostava e mais treinava, que é o voleio. O Abel conseguiu perceber até o detalhe do dedo indicador em riste, um movimento que eu mesmo só reparei que repetia olhando as fotos dos jogos. Espero que essa escultura também ajude a trazer mais visitantes ao Maracanã, o estádio do meu coração – afirmou o Galinho.

Também estiveram presentes ao evento o juiz Siro Darlan, representando a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim; o chefe de Gabinete da Casa Civil, Arthur Bastos; o presidente da escola de samba Mangueira, Ivo Meirelles; a cantora Sandra de Sá; os técnicos Valdir Espinosa e Renato Trindade; o preparador de goleiros Nielsen Elias: os ex-jogadores Charles Guerreiro e Julio Cesar Uri Geller; e o coordenador técnico da Seleção Brasileira, Jorginho.

 

 

Fonte: Governo do Rio