Início Plantão Rio Hemorio convoca mulheres à doação de sangue

Hemorio convoca mulheres à doação de sangue

 

Começa nesta quarta-feira, dia 23 e vai até a sexta-feira, dia 25 de maio, das 9 às 14 horas, o Hemorio promove a nona edição da campanha Mulher + Solidária em sua sede, no Centro do Rio. A ação busca alertar o público feminino para a doação voluntária de sangue. Além do tema, o evento conta com outros serviços de informação e saúde para mulher como palestras sobre estresse, doenças sexualmente transmissíveis e violência doméstica, além de serviços gratuitos para saúde e beleza como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, índice de massa corporal, shiatsu, hidratação facial e SPA para mãos e pés.

 

 

Aparecida Petrowky é a madrinha da nova edição da campanha – A atriz, que foi revelada na novela Viver a Vida no papel de Sandrinha, conhece bem a importância da doação de sangue regular, pois, além de atriz, também é fisioterapeuta e especializada em traumato-ortopedia.

 

 

– Participar de uma campanha tão importante como essa só me enche de orgulho, pois, infelizmente a população brasileira não possui o hábito de doar sangue, principalmente as mulheres.  Portanto, estou aqui para incentivar o público feminino.  Venham doar sangue no Hemorio e mostrem que existe atitude correndo por nossas veias! – convidou Aparecida Petrowky.

 

 

Mulheres doam menos que os homens – Hoje, no estado do Rio de Janeiro, mais da metade da população é do sexo feminino. No entanto, no salão de doadores do hemocentro elas respondem por 35% do comparecimento.  Nos últimos anos os índices aumentaram em 5%.

 

 

 

– Mas pode melhorar. Hoje, menos de 2% da população doa sangue, é preciso que pelo menos 4% adote a prática –  alerta Neusimar Carvalho, chefe do setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio.

 

 

 

Quem pode doar? – O Hemorio é o hemocentro coordenador que distribui sangue e derivados para 180 hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS). Para ser um candidato à doação de sangue, é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), estar bem de saúde, ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 quilos.  Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue com declaração expressa dos pais e / ou responsáveis, cujo modelo pode ser encontrado no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.

 

 

 

Não é preciso estar de jejum, mas é importante evitar alimentos muito gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Os doadores serão cadastrados e vão responder um questionário que avalia se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue e, em seguida, são encaminhados para a triagem clínica.

 

 

 

Canais de comunicação – Para mais informações, o voluntário pode entrar em contato com o Disque Sangue (0800 282 0708), onde são esclarecidas dúvidas e informados os endereços dos outros 26 postos de coleta distribuídos pelo Rio de Janeiro.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio, e funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados) das 7 às 18 horas.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação | Secretaria de Estado de Saúde | [email protected]