Início Plantão Barra ROCK IN RIO: Hemorio convoca população para doar sangue pelo Rock in...

ROCK IN RIO: Hemorio convoca população para doar sangue pelo Rock in Rio

O Rock in Rio já começou com expectativa de 650 mil pessoas circulando pelos sete dias de evento. Deste total, quase 50% são de pessoas que vem de outros estados brasileiros ou turistas estrangeiros. E, para garantir os estoques de sangue no período do evento, o Hemorio está convidando a população do estado a doar sangue, já que os estoques estão abaixo do ideal. Hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, o Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde, entre elas as grandes emergências, maternidades e UTIs, no Rio de Janeiro.

 

– Nas últimas semanas, uma queda de 40% no total de comparecimentos diários foi registrada, o que é muito preocupante, pois estamos muito próximos a mais um evento de grande porte que vai acontecer na cidade, quando sempre precisamos ter uma quantidade maior de bolsas de sangue em nossos estoques para atender às possíveis emergências. Todos os anos executamos esse plano de contingência no período que antecede o Carnaval, por exemplo. Mas, ultimamente, com a cidade recebendo muitos eventos simultâneos, como vimos na Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, a necessidade aumenta – explicou Esther Lopes, chefe da Coordenação de Hemoterapia do Hemorio.

 

No Brasil, menos de 2% da população doa sangue com regularidade. Para que o Hemorio possa atender toda a demanda do estado, seria necessário que entre 3% e 5% dos moradores do RJ adotassem a prática pelo menos três vezes por ano. Por isso, o Hemorio realiza diversas campanhas de doação de sangue para que a população possa participar e contribuir com esse gesto de solidariedade e cidadania.

 

 

Quem pode doar sangue?

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser obtido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.

 

 

O Hemorio é um órgão da Secretaria de Estado de Saúde e fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro, ao lado do Campo de Santana. Funciona todos os dias (inclusive sábados, domingos e feriados), das 7 às 18 horas. Ainda existem 26 unidades de coleta de sangue públicas em todo o Estado. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que também esclarece outras dúvidas e agenda doações com hora marcada.