Pela quinta vez consecutiva, o HEMORIO, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil – Sesdec, recebeu a acreditação da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB). O certificado é conferido às instituições que atendem aos altos padrões de qualidade, avaliados por meio de centenas de itens. Na semana passada, auditores americanos estiveram no HEMORIO examinando os procedimentos operacionais padrão e analisando a prática dos processos do ciclo do sangue.
A finalidade da AABB é promover o desenvolvimento científico da hemoterapia. Para isso, uma das suas principais atividades é auditar serviços de hemoterapia dos Estados Unidos e do resto do mundo, conferindo a certificação, quando os institutos cumprem os elevados padrões de qualidade fixados pela associação em manual próprio.
A AABB promove também o maior congresso anual de hemoterapia do mundo. E mantém um programa de acreditação de bancos de sangue há aproximadamente 50 anos. Há 9 anos, o Hemorio resolveu se submeter a esse processo e acreditação. Desde então, a instituição vem trabalhando para atender a todas as rigorosas exigências do manual de acreditação da AABB, que avalia cerca de 600 itens, sendo divididos em dez grandes categorias: organização; recursos humanos; equipamentos; fornecedores e clientes; controle de processo; documentação e registro; desvios, não conformidades e complicações; avaliações internas e externas; melhoria de processo através de ações corretivas e preventivas e, enfim, instalações e segurança. Todas as áreas são minuciosamente vistoriadas, desde a captação de doadores, passando pelo atendimento ao doador, fracionamento, armazenamento, exames laboratoriais e controle de qualidade. A avaliação não se restringe as dependências do HEMORIO. É necessário garantir que o sangue seja transportado para a unidade que irá fazer a transfusão em boas condições de estocagem. Em resumo, é necessário o controle em todos os pontos do processo, para que ele possa ser corrigido caso não esteja tecnicamente adequado.
O HEMORIO foi a primeira instituição pública fora dos EUA a obter esse certificado. No Brasil, três outros serviços conquistaram o reconhecimento: o Hemocentro de Ribeirão Preto, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Imunolab – Laboratório de Análises Clínicas, todos em São Paulo. Em todo o mundo, dois mil serviços são congregados à AABB.
Para Clarisse Lobo, diretora geral do instituto, obter a acreditação foi um passo muito importante para se comprovar a qualidade do sangue no Brasil. – Mais importante do que ser acreditado é manter a certificação por cinco vezes consecutivas. A cada vez que nos submetemos à recertificação, é avaliada uma quantidade maior de itens, além da adequação às novas normas, novos equipamentos e treinamento de funcionários. Isso mostra o compromisso com a saúde e uma evolução constante na medicina. Além disso, comprova que a saúde pública no país pode dar certo – disse Clarisse Lobo, que ainda explicou que a certificação da AABB é um selo de qualidade que garante, além de tudo, um ganho social.
– É o reconhecimento da excelência dos produtos e serviços oferecidos pelo Hemorio, que, hoje, está no patamar internacional dos processos na área de hemoterapia. Participar das auditorias foi uma escolha na busca do aperfeiçoamento e da qualidade do sangue e seus derivados. Uma segurança para a sociedade que é beneficiada e usufrui do serviço, seja como doador, seja como receptor – concluiu Clarisse.
Para a Chefe do Serviço de Hemoterapia do Hemorio, Esther Lopes, a recertificação é uma grande conquista.
– O Hemorio é um hospital público e temos algumas dificuldades e limitações que poderiam nos impedir de acreditar e buscar a certificação, mas a diferenciação e proatividade de todo o corpo funcional também faz a diferença. É realmente uma grande conquista – comentou a médica.
O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado, que distribui sangue para cerca de 180 unidades de saúde públicas e conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), emergências, maternidades e UTI´s neonatais. Funciona para coleta de sangue todos os dias, das 7 da manhã às 6 da tarde, inclusive aos sábados, domingos e feriados e fica localizado na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Através do Disque-Sangue (0800 282 0708), o voluntário pode agendar sua doação e esclarecer dúvidas e endereços de outros postos de coleta.
Por Ascom do Hemorio
Fonte: Governo do Estado do Rio